quarta-feira, 3 de abril de 2013

II Conferência Mulheres com Propósito

É já no próximo dia 13 de Abril que se realiza a II Conferência Mulheres com Propósito 
com o tema "Vai e Transforma..."
O evento terá lugar no Fórum da Maia no norte do País será uma oportunidade única 
 de passar um sábado diferente e enriquecedor, na companhia de mulheres de todo o país ( e também senhoras que vêm da Suíça e de Angola para estar nesse dia!);
Será um programa variado e inspirador, com convidados muito especiais:

Oradoras: Bertina Coias Tomé e Sarah Catarino

Participações artísticas: Cristina Araújo, Carla Abigail, Miriam Macaia, 
Clarisse Barros, Daniel Santos;

Tempo de louvor, testemunhos e desafios;

Haverá uma exposição apresentando vários ministérios e recursos de interesse para as 
igrejas;  
E este será um tempo de reflexão e desafio pessoais, que poderá mudar a sua vida!



E, claro, mais algumas boas surpresas!...

O Projecto Ana também estará presente, e fará um apresentação do ministério cujo o objectivo é levar Esperança e compaixão às mulheres!

Inscreva-se através do e-mail mulherescompropositos2013@gmail.com ou pelo telefone 22 906 51 63 (10h00 - 17h30). O pagamento da inscrição é feito no próprio dia da Conferência (a partir das 9h30): 3€ para quem se inscrever até ao dia 7 de Abril e 5€ para quem se inscrever no próprio dia (havendo lugar).
Leve também uma embalagem de qualquer produto não perecível (ex: 1 pacote de massa ou arroz, 1 lata de atum ou salsichas, 1 l de leite ou óleo, etc). Estes bens serão para oferecer a instituições de solidariedade social da Maia, para que levem esperança a quem necessita.

Se tem crianças e não tem com quem as deixar, traga-as pois haverá um programa infantil para as idades dos 3 aos 12 anos. 





(Entrevista gentilmente cedida pela Revista Mulher Criativa)

É com alegria e expectativa que aguardamos esse dia, lembrando o anterior que, há três anos atrás, reuniu centenas de senhoras e foi desafiante e inspirador.
Numa entrevista rápida a Marta Pego e Pinto, uma das organizadoras deste evento, colhemos mais alguma informação:
Mulher Criativa - Porquê uma Conferência de Senhoras no Norte?
Marta Pego e Pinto - Desde logo, porque Deus colocou esse desejo no coração de algumas mulheres do Norte... Acima de tudo, porque mesmo sendo Portugal um país pequeno, não é fácil para alguém de Vila Real ou de Monção deslocar-se a Lisboa para participar num evento especial. Sentimos que esta conferência conseguiria aproximar mais as mulheres desta região, encorajá-las na sua caminhada com Cristo e incentivá-las a fazerem a diferença onde quer que estejam.
Mulher Criativa - O que é que cada participante poderá esperar desta Conferência?
Marta Pego e Pinto - Esta Conferência tem lugar num momento crítico do nosso país e na vida de muitas famílias. Portanto, desde o primeiro momento que a palavra "Esperança" emergiu como o fio condutor de todo o programa. "Esperança" que vai ser revelada em testemunhos inspiradores, nas actuações de jovens artistas, na proclamação da Palavra, na comunhão umas com as outras... Vamos certamente celebrar a presença transformadora de Deus nas nossas vidas e ser encorajadas a ser instrumentos de transformação e esperança no nosso mundo!
Mulher Criativa - No cartaz é anunciado que haverá surpresas...
Marta Pego e Pinto - É verdade. Bom, nem todas as surpresas têm de ser palpáveis, mas tal como na 1ª Conferência, também nesta queremos colocar nas mãos das participantes alguns recursos e, quem sabe, algo mais...
Mulher Criativa - Contam com participantes de outras zonas do país?
Marta Pego e Pinto - Desta vez, estamos a fazer esforços para que mais localidades estejam representadas. Que bom que seria ter um bom número de participantes da Beira Interior, do Alto Minho e de Trás-os-Montes!
Fomos bastante encorajadas pela excursão organizada de Lisboa da última vez e incentivamos a que outros grupos se organizem para viajarem juntos. Estamos aqui também para apoiar essas iniciativas,  portanto contactem-nos se precisarem. E não se esqueçam de se inscreverem atempadamente para garantirem o vosso lugar!

segunda-feira, 1 de abril de 2013

Esperança para as mulheres da Ásia Central...


Calendário de Oração - Abril 2013


Amados amigos e companheiros de oração,

Durante o mês de Abril vamos Orar pelas Mulheres da Ásia Central!

A influência de familiares e tribos domina sobre a vida das mulheres na Ásia Central (Cazaquistão, Quirguistão, Tajiquistão, Turcomenistão e Uzbequistão). As mulheres têm a responsabilidade de passar a religião e outras tradições de geração em geração. Infelizmente essa paixão para preservar os seus costumes permite que extremismos religiosos impeçam que a luz do evangelho penetre nos corações e na vida das mulheres.

Embora a Ásia Central tenha regiões subdesenvolvidas, as cidades mais importantes oferecem um ritmo de vida acelerado para as mulheres associado à carreira, desportos profissionais e elevados níveis de educação. As mulheres modernas nestas cidades usam a Internet e Smartphones. Elas fazem de tudo para estarem informadas, modernizadas, serem bem sucedidas nos seus negócios, e ao mesmo tempo, serem mães e donas de casa.

Tradicionalmente, um jovem casal mora com a família do marido depois do casamento. Normalmente, a jovem esposa torna-se serva da sua sogra e cunhadas. O respeito pelos mais velhos é importante na Ásia Central, mas quando a situação transforma-se em escravidão, surgem problemas no casamento e a esposa sofre emocional e fisicamente.

Desde que obtiveram a sua independência da União Soviética, os países da Ásia Central observaram o aumento de problemas com o sistema de saúde. Há uma falta séria de equipamentos médicos e de medicamentos. As mulheres sofrem especialmente durante a gravidez. Há altos índices de mortalidade e deficiência entre as crianças assim como na sociedade em geral.

Muitas mulheres na Ásia Central vivem a violência doméstica nos seus lares. As mulheres são humilhadas e abusadas no trabalho, escola e na comunidade. Poucas mulheres ousam apresentar queixa desse abuso à polícia. A mulher, normalmente é a culpada da violação e não o homem.

Junte-se a nós em oração!












  







Sónia Simões
(Coordenadora Nacional)
Projecto Ana Portugal




Em Abril por favor ore...


 1. Por um “despertar espiritual” entre as asiáticas de modo a que muitas ouçam sobre Cristo através dos meios de comunicação social (ex. rádio) e venham a crer n’Ele.

2. Por segurança, saúde e unção de Deus sobre as produtoras do programa Mulheres de Esperança nas línguas:  cazaque, quirguiz, tajique, turcomeno, uzbeque.

3. Para que as mulheres que não conhecem o amoroso Jesus venham a conhecê-lo. Que Ele seja a força através das circunstâncias difíceis e que Ele lhes dê paz e a salvação eterna.“O Senhor é refúgio para os oprimidos, uma torre segura na hora da adversidade” - Salmos 9:9.
 
4. Pelas cristãs na Ásia Central que são perseguidas pela sua fé. Ore por mães cristãs que recebem ameaças contra os seus filhos. (Salmos  23:4)
 
5. Pelas mulheres no Uzbequistão que são vistas como cidadãs de segunda classe. Em muitos casos, maridos, e até mesmo filhos, as humilham. Ore para que estas mulheres tenham um profundo entendimento do amor de Deus por elas e saibam que são preciosas para Ele.
 
6. Pelas meninas na Ásia Central que são forçadas a casar cedo. As solteiras têm receio de dizer que não são casadas porque as pessoas vão pensar que elas são doentes ou que perderam a sua pureza. Muitas mulheres casam na primeira oportunidade que tem e depois sofrem o resto da vida. Ore para que as atitudes negativas para com as meninas sejam transformadas, levando-as a famílias saudáveis e a casamentos com amor.
 
7. Pelos crentes no Uzbequistão que sofrem perseguição e que não tem o direito de se reunir para cultuar ao Senhor. Pequenas igrejas secretas estão espalhadas por todo o país. Esta situação torna quase impossível a organização formal de ministérios com mulheres.
 
8. Para que as mulheres em áreas remotas possam ouvir o Mulheres de Esperança  e sejam fortalecidas espiritualmente. O Uzbequistão, com 28 milhões de habitantes, é o maior país da Ásia Central. A maior parte da população vive em áreas rurais, e em péssimas condições.

9. Pelas famílias do Cazaquistão. O número de divórcios está a aumentar e a responsabilidade da família recai sobre as mulheres. 

10. Por melhores condições de vida das mulheres que vivem em áreas rurais remotas, especialmente daquelas que passam por humilhações e abuso.“Ouve a minha oração, Senhor; escuta o meu grito de socorro; não sejas indiferente ao meu lamento” - Salmos 39:12.

11. Pelas mulheres cazaques que já crêem em Jesus. Ore para que cresçam espiritualmente e que sejam um exemplo para os que estão ao seu redor e para que se envolvam em ministério com as mulheres cazaques.


12. Pelas mulheres na Ásia Central que endureceram os seus corações com o objectivo de silenciar a dor e a angústia de múltiplos abortos. O aborto é legal na Ásia Central e continua a ser um dos métodos contraceptivos mais usado na região.


13. Pelo Quirguistão, onde o costume do rapto da noiva (o sequestro de noivas é uma prática comum, quando um homem decide que é hora de casar, escolhe uma Mulher e esta será sequestrada. O noivo, os seus parentes e amigos levam-na para a casa da família, onde as mulheres mais velhas tentam convencer a mulher sequestrada a aceitar o casamento) ainda existe, o que resulta em muitas mulheres infelizes que vivem sem amor e em obediência aos seus maridos.


14. Por provisão de água limpa para o povo quirguiz. Muitas vilas no Quirguistão não têm acesso a água potável.


15. Por mulheres que foram profundamente magoadas ou abusadas, ore para que experimentem o poder curador do perdão ao perdoarem aqueles que de alguma forma as feriram. O perdão é evidente quando honestamente desejamos o melhor de Deus para a pessoa que nos magoou.


16. Por trabalhos honrosos para as mulheres tajiques para que não entrem na prostituição.

17. Pelas mulheres tajiques cujos maridos deixam o país para procurar emprego. Estas mulheres ficam com toda responsabilidade da casa e os seus filhos precisam trabalhar juntamente com elas. O índice de divórcio está a aumentar e com o pai ausente, as crianças ficam subnutridas, as meninas entram em depressão e os meninos ficam agressivos.


18. Por mulheres que concordam em ser a segunda ou terceira esposa, o que causa muitos conflitos e feridas emocionais. Os homens precisam viajar para fora para encontrar emprego, e assim algumas cidades os homens estão em minoria.


19. Por mães e crianças na Ásia Central onde o sistema de saúde é muito precário. Ore para que as mães cristãs com filhos doentes tenham forças para suportar as dificuldades e para que não percam a esperança em Deus. “Senhor, minha força e minha fortaleza, meu abrigo seguro na hora da adversidade” - Jeremias 16:19


20. Pelos pais, para que compreendam que as suas filhas não devem ser forçadas a casar sem amor, o que pode levá-las ao suicídio. Casamentos “arranjados” aumentaram o número de suicídios de mulheres na Ásia Central. Muitas vezes o marido é muito mais velho. No Cazaquistão, as jovens casadas bebem ácidos ou enforcam-se para fugir da sua dor.

21. Para que pais e maridos na Ásia Central tomem a iniciativa de levar as suas mulheres a Cristo. (É considerado um desrespeito ir contra as decisões do marido ou dos pais). Ore para que ao ouvirem os programas de rádio, o Espírito Santo as encha de entendimento e lhes dê coragem para aceitar a salvação em Cristo.

22. Por maior liberdade para os crentes turcomenos professarem a Cristo e poderem reunir-se e cultuar sem medo. O Turcomenistão é um país fechado para a obra missionária, então a rádio é um meio muito importante.

23. Por mulheres cristãs casadas com não cristãos. Ore para que tenham sabedoria ao agir e que através da sua vida os seus maridos venham a conhecer Jesus.

24. Por mulheres qualificadas para produzir os programas Mulheres de Esperança em turcomeno. Precisamos formar uma nova equipa de produção.

25. Pelos círculos de oração em Quirquistão, para que continuem a crescer. Ore também por sabedoria no desenvolvimento do ministério de oração do Projecto Ana em outros países da Ásia Central e Portugal.

26. Por Maria, coordenadora de oração do Projecto Ana na Ásia Central, que encoraja mulheres a unirem-se aos milhares de intercessores em 120 países que usam os pedidos de oração do calendário mensal existente em 77 línguas. Ore por segurança para as mulheres na Ásia Central que corajosamente desenvolvem o trabalho da oração.


27. Para que o governo Russo continue a libertar as mulheres da Ásia Central que são abusadas e escravizadas.

28. Para que as mulheres que não conhecem o amor e o perdão de Deus ouçam sobre a salvação em Jesus. Os ensinos ateus de comunismo cegaram muitos para a verdade acerca de Deus. Religiões populares e mitos sobre o cristianismo desviaram muitos levando-os a cair nas mentiras de Satanás. “E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará...Se, pois, o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres.”- João 8:32 e 36.

29. Para que os homens entendam que as mulheres devem ser respeitadas e que a tradição de roubo de noivas é um ato degradante. O roubo de noivas ainda é praticado em algumas áreas na Ásia Central, a noiva normalmente é levada sem o seu consentimento. Raramente, a noiva roubada volta para sua família, porque é desonroso para ela para os familiares.

30. Por mulheres na Ásia Central que moram em cidades, mas são muito solitárias apesar de terem família. Ore para que desfrutem da confiança e amizades profundas com as mulheres cristãs.



Ajude-nos a sustentar este Ministério de Oração com as suas ofertas! 
(elas são dedutíveis no IRS)
NIB 0033 0000 452310 7953 405
Conta Millennium BCP 452 310 79534


Se desejar receber o nosso calendário de oração mensal (gratuitamente), envie-nos um e-mail para   sonia@radiotransmundial.org
Junte-se a nós neste movimento de oração mundial!!!
 

Carta da Marli Spieker - Abril 2013



Caros amigos,


Eu amo a declaração do homem conhecido como Contrabandista de Deus, Irmão André, sobre a oração: "Deus nos convida a influenciar a nossa comunidade, a nossa nação e o mundo - literalmente dirigir a história, enquanto nós estamos de joelhos em oração" em nome de Jesus é tão poderoso que, sem sair das nossas casas, podemos tornar-nos literalmente Transformadores do Mundo! Com o poder de Jesus, estamos "A destruindo os conselhos, e toda altivez que se levanta contra o conhecimento de Deus, e levando todo pensamento cativo à obediência de Cristo", como Paulo escreveu em 2 Coríntios 10:5.

Isso dá-nos uma base poderosa para orar durante este mês para as mulheres que vivem nas cinco países da Ásia Central - Quirguistão, Cazaquistão, Turcomenistão, Uzbequistão e Tadjiquistão. As mulheres destas ex-repúblicas da União Soviética enfrentam muitas fortalezas após 75 anos de regime ateu opressivo e práticas culturais que as mantêm afastadas do conhecimento de Deus. Mas, damos graças pelos generosos cristãos que vêm o valor de transmitir pelo radio a mensagem de Jesus que salva. Estas queridas mulheres estão a encontrar esperança e poder sobrenatural para suportar abusos tradicionais e a perseguição religiosa. Possivelmente alguns de vós já viveram isto e sabem como se sentem estas mulheres. Outros, como eu, só podem imaginar a dor, mas juntos podemos fazer a diferença! A nossa unidade em oração cheia de fé e de esperança toca o coração de Deus! Ele enviará os seus anjos para protegê-las e a encontrar formas criativas para orar na clandestinidade, em casas, mesmo em parques públicos, utilizando o Calendário de Oração do Projecto de Ana nas suas línguas. Ele vai construir uma cerca de protecção e poder em torno da pequena mas corajosa igreja na Ásia Central. Eu sei que Ele o fará! 


Em Agosto passado, participei numa reunião com cerca de 100 mulheres para um dia de oração e adoração. Eu nunca vou esquecer as suas histórias...os sorrisos através de suas lágrimas...suas orações e cantar alegre. Elas precisam do nosso apoio e eu sei que eu e você podemos literalmente dirigir a história, enquanto nós estamos de joelhos em Seu nome. Deus vai cumprir Isaías 61:3, dando-lhes um "manto de louvor em vez de espírito angustiado." Nós oramos não em nosso próprio poder – até porque não temos nenhum - mas no poder do Espírito Santo fluindo através de nós. Vamos pedir a protecção de Deus, a coragem, firmeza e alegria para nossas queridas irmãs e irmãos na Ásia Central. Para que nunca possa vacilar a sua resistência e fé e o seu espírito desfaleça!


Acreditando firmemente consigo,


Marli Spieker 
Fundadora/Diretora do Ministério Global