quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

As cinco Linguagens do Amor


Há uns meses fizemos uma sério de cinco programas "Mulheres de Esperança" sobre as Linguagens do Amor, que por sua vez também são cinco. Já tinha ouvido falar sobre isto? Sobre o facto de casa pessoa ter uma forma especial de expressar ou demonstrar amor a outra pessoa? Pois é mesmo verdade, um estudo realizado pelo escritor Gary Chapmam diz que cada um de nós tem a sua própria linguagem para expressar emocionalmente o amor, ou seja, a maneira como demonstramos amor a outra pessoa ou a maneira como recebemos amor da outra pessoa. Existem pelo menos 5 Linguagens de Amor:

1. Tempo de Qualidade
 
Se queremos dar tempo de qualidade à pessoa que amamos, temos que aprender a ter uma conversa com significado, que inclui também ser boa ouvinte. E aqui vão algumas dicas que podem ajudar:
 
·        Mantenha contacto visual quando está a falar com a outra pessoa.
·        Preste atenção ao seu companheiro e não faça nada enquanto ele fala...

·        Ouça a emoção. Pergunte a si mesma: “Que será que ele está a sentir ao dizer isto?” 
·        Repare na sua linguagem corporal: punhos fechados, a esfregar as mãos, a andar de um lado para  o outro, lágrimas e outros movimentos dos olhos, podem dar uma dica do que a outra pessoa sente. 
·        Não interrompa o seu parceiro enquanto fala.

Talvez um dos dois tem dificuldade em partilhar sentimentos. Tentem como casal, fazer uma pequena partilha diária. Durante esse tempo, um dos dois poderia falar de três coisas que lhe aconteceram  durante o dia e o que sentiu sobre elas 

2. Palavras de Afirmação 


Palavras são instrumentos poderosos para afirmar, edificar, encorajar e levantar a outra pessoa.

Há pessoas que precisam muito que a outra lhes diga palavras de elogio, de afirmação, como “estás tão bonita hoje”, “gosto muito de ver-te com essa roupa”, “a comida hoje estava deliciosa”, “aprecio imenso quando não me obrigas a ir às compras contigo”... até porque uma das maiores  necessidades do ser humano, é sentir-se apreciado  e essas palavras afirmativas podem ir ao encontro da necessidade emocional da outra pessoa.


3. Actos de Serviço 


Se esta é a linguagem de amor do seu marido, para expressar o seu amor a ele, deve fazer –lhe muitas coisas , ajudá-lo no seu trabalho, etc...Peça-lhe que ele lhe diga dois ou três actos de serviço que ele gostaria que lhe fizesse...se fizer pelo menos um...ele vai ficar encantado e feliz. Vai sentir-se amado e apreciado. Podem ser coisas simples, como ter o jantar pronto a uma certa hora ou até regar o seu jardim... O amor é uma escolha e é sempre dado graciosamente. Em contraste, a crítica e a exigência causam separação na relação. Cada dia temos que tomar a decisão de amar o nosso companheiro. Por isso vamos aprender a expressar esse amor de forma que tenha significado para ele.


4. Toque Físico 


Há pessoas com esta necessidade mais acentuada que outras e se esta é a maneira como a ouvinte se sente amada e apreciada, significa que o toque físico é a sua linguagem de amor. Quando falamos de contacto ou toque físico, ele não tem exactamente uma conotação sexual, embora todos sabemos que isso é muito importante para a saúde e bem estar num casamento, mas não é exactamente desse contacto que falamos  mas sim, do dar as mãos, beijos, abraços, massagens e claro,  também a relação sexual. Mas está a imaginar essa relação física com alguém que nunca te a beija, nunca lhe faz um carinho? Para algumas pessoas isso é impensável e por isso, no acto sexual sentem-se usadas e mal compreendidas...

É interessante...afinal fomos feitos com receptores de toque, espalhados por todo o nosso corpo. Tocar  com carinho no nosso companheiro, em qualquer parte, pode ser uma demonstração profunda de amor. Se essa for a necessidade do seu companheiro, ele espera que você o faça, pois  isso demonstra o quanto o ama.


5. Prendas


Já dissemos, que o marido e a esposa normalmente têm linguagens de amor diferentes, sendo essa a razão porque muitas vezes há complicações na comunicação. Há maridos que afirmam, elogiam e dizem palavras bonitas às suas mulheres, mas a elas, isso não aquece nem arrefece, como costumamos dizer...porquê? Porque essa não é a sua linguagem de amor, ela gostaria que o marido lhe falasse numa outra linguagem...por exemplo...prendas!

E como é que o outro sabe que prendas deve dar?
Segundo este estudo, deve fazer uma lista de todas as coisas que o outro desejaria ter. Deve escutar comentários que o outro faz acerca dos seus desejos e necessidades, isso dará uma ideia bastante precisa que tipo de prendas gostará de receber. E já agora, não têm que ser prendas caras, valiosas e extraordinárias. Mas se essa é a expressão de amor de alguém, o outro ficará feliz com qualquer prendinha...


 
Uma dica para percebermos qual é a sua linguagem de amor, é a maneira como ele comunica o seu amor connosco. Repare bem no que ele gosta de fazer por si... 


Nota: Estes são textos retirados dos programas de rádio do Projecto Ana, Mulheres de Esperança, sobre as 5 Linguagens do Amor. Se quiser pode adquirir 3 Cd's com estes programas e ainda um sobre Resolução de Conflitos por um preço simbólico. Contacte-nos através do e-mail mulheres@radiotransmundial.org.
 

 

Sem comentários: