segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

Fevereiro 2014

"Ore por Oportunidades de Educação para Mulheres e Meninas"



487945_553576448010642_1406223167_n




Queridos companheiros de oração,


Durante o mês de Fevereiro vamos orar por Oportunidades de Educação para Mulheres e Meninas!

Malala Yousafzai, a menina paquistanesa que levou um tiro na cabeça por frequentar a escola, é apenas uma de muitas meninas que arriscam a sua vida para estudar. Em alguns países a instrução de meninas é estritamente proibida devido a crenças religiosas ou práticas culturais que vêem as meninas como propriedades e servas. A pobreza é a principal razão limitadora da educação de meninas. Se a família tem condições de pagar os estudos para os filhos, os meninos normalmente são os primeiros a irem para escola. Outros factores que limitam a educação de meninas são: a falta de escolas, o risco de violência sexual, casamento e gravidez precoces e falta de água e saneamento nas escolas.

“Em 2011, cerca de 31 milhões de meninas entre os 6 e 9 anos e 34 milhões de meninas entre os 15 e 17 anos não estavam matriculadas em nenhuma escola” (Unicef). Cerca de 2/3 dos 774 milhões de analfabetos no mundo são mulheres.

A educação pode transformar a vida das meninas e fortalecer as suas comunidades. Incentivar para que estas tenham mais do que apenas o ensino fundamental protege-as do HIV/SIDA, casamento infantil e gravidez precoce. As mulheres que terminam o ensino médio ganham salários mais altos e normalmente têm famílias mais ajustadas. Mães instruídas têm mais condições de educar os seus próprios filhos.

As mulheres que não tiveram oportunidade de usufruir de uma boa educação encontram dificuldade para estudar a palavra de Deus. Elas podem até falar vários idiomas e memorizar muita informação. No entanto, uma vez que não sabem ler, precisam de ouvir as verdades de Deus para poderem aplicá-las nas suas vidas.

A paixão do Projecto Ana é tornar a verdade bíblica acessível às mulheres através dos programas de rádio. O programa Mulheres de Esperança está em 64 línguas e também oferece informação prática sobre saúde e nutrição através de uma conversa descontraída entre as apresentadoras.


Junte-se a nós em oração por estas mulheres!




















Sónia Simões
Coordenadora Nacional
Projecto Ana Portugal




Comece hoje mesmo o seu Grupo de Oração!

Contacte-nos pelo 211 581 128 ou escreva para sonia@radiotransmundial.org


Em Fevereiro ore por...


1. Por mudanças nas práticas culturais que acreditam que as meninas não são dignas de ir à escola. Ore para que as leis contra a proibição da educação de meninas sejam fortemente aplicadas.

2. Por discernimento e criatividade para as tradutoras do Projecto Ana (PA) ao explicarem as verdades de Deus para ouvintes iletradas quando adaptam os programas Mulheres de Esperança (ME) para a cultura e idioma locais.


3. Por oportunidades para as 4 biliões de pessoas em culturas orais, para que ouçam o evangelho e respondam ao convite da salvação de Deus. Jesus, o maior professor de todos os tempos, falou às pessoas iletradas através de histórias, poesia e repetição para que a sua mensagem falasse aos corações e impactasse vidas.

4. Louve a Deus pelas milhares de mulheres fiéis aos grupos de oração do PA ao redor do mundo. Os pedidos do calendário de oração do PA são traduzidos oralmente em várias línguas para muitos dos nossos intercessores que não sabem ler. Em alguns grupos de oração, alguém (geralmente uma criança) lê o pedido de oração para que essas mulheres incríveis intercedam por outras ao redor do mundo.

5. Por protecção para as meninas que percorrem longas distâncias para irem à escola, por não existir nenhuma na sua vila. Ore pelas meninas que moram em repúblicas ou com famílias que oferecem hospedagem perto de escolas. Algumas são violadas, espancadas e mortas quando estão a caminho da escola ou a morar longe de casa.


6. Pela parceria do PA e da Norea Media Mission (Noruega) com outras organizações na África para prover orientação espiritual e informação médica prática às mulheres (muitas não sabem ler) sobre mutilação genital feminina, fístulas e outros assuntos de saúde. Ore pelas mulheres que produzem os programas Healing Voice (Voz de Cura) e por Beck Wingfield que escreve os guiões.

7. Por sabedoria e discernimento para as que escrevem os guiões e produzem o ME para mulheres em culturas orais que aprendem através da experiência, associação, repetição e interacção.

8. Pelas autoridades, para que ensinem as suas comunidades que qualquer um que fizer mal às estudantes será severamente punido.


9. Pelas meninas que foram queimadas com ácido por irem à escola.


10. Pelas produtoras do Mulheres de Esperança cujo foco será alcançar mulheres de culturas orais, no Afeganistão e outros grupos com a mesma mentalidade.



11. Por sabedoria e unidade para a equipa do ME em khmer, pois viajam com frequência às vilas no Cambodja para dar seminários de saúde e encorajar mais pessoas a ouvirem os programas e aprenderem mais sobre Deus.

12. Para que os líderes de comunidades ofereçam fardas e sapatos para as crianças pobres e para que não cobrem taxas nas matrículas. Muitos países dizem ter educação gratuita, mas as famílias pobres não conseguem manter os seus filhos na escola.


13. Pela produção e duplicação de CD's do ME. As mulheres iletradas precisam ouvir os programas diversas vezes para que consigam memorizar o que foi dito e colocar os ensinos em prática.


14. Por discernimento na selecção musical do ME. A música é uma ferramenta importante para ensinar em culturas orais.


15. Pelas mulheres e meninas que passam toda a sua vida em comunidades isoladas com poucas oportunidades de aprender sobre Deus. “Jamais passaria pela minha cabeça que a rádio falaria a nossa língua... A nossa comunidade tem 700 habitantes, mas apenas quatro sabem ler e escrever”. (Albânia)


16. Pelas meninas que fogem para não entrarem em casamentos forçados ou que não querem parar de estudar depois de casarem. Ore para que os líderes das comunidades protejam-nas e punam os que as forçam a casar.


17. Por sabedoria nos ministérios com mulheres iletradas que têm dificuldade de entender e participar dos estudos bíblicos e dos cultos, Como não sabem ler  não conseguem processar todas as informações.


18. Por pureza nos ensinos bíblicos nas comunidades orais. Os programas de rádio são vitais, pois não sabem ler e estudar por si mesmas. Muitos não têm pastores, e normalmente os pastores não têm formação teológica. “Não temos pastor na nossa área... No nosso grupo, sou a única que sabe ler e escrever... Mesmo morando numa área montanhosa onde o nível de educação é baixo, o meu conhecimento tem aumentado graças aos programas da RTM, especialmente o Mulheres de Esperança... Não temos nenhuma outra fonte de aprendizagem. Não entendia muito da bíblia, mas quando ouvi o programa, a minha compreensão aumentou”. (Vietname)


19. Por mulheres e meninas isoladas pela sua cultura, religião e famílias e que não podem frequentar a escola, porque não têm permissão para estar perto de meninos e homens sem ser família.


20. Para que os líderes das comunidades entendam a importância de fornecerem água limpa e instalações sanitárias para as alunas da escola. Muitas meninas mais velhas saem da escola, porque não existem casas de banho para meninas.


21. Por mulheres que são forçadas a casar-se com um de seus sequestradores em países como Albânia, Bulgária, Etiópia, Quirquistão e outros países onde o costume de roubar uma jovem ou uma menina é praticado. Elas são abusadas, forçadas a deixarem a escola e raramente voltam a ver as suas famílias. Ore para que as leis sejam aplicadas e que todos os responsáveis sejam punidos.



22. Pelas meninas que trabalham para ajudar as suas famílias, ajudam a cuidar das crianças pequenas e tentam frequentar a escolar. Elas acordam muito cedo e vão dormir muito tarde.

23. Pelo trabalho do Espírito Santo nos corações das mulheres, preparando-as para receber a transformadora mensagem de esperança em Cristo Jesus.


24. Pela equipa e voluntárias do PA ao promoverem encontros de ouvintes, seminários de saúde e responderem às perguntas de ouvintes e intercessores.

25. Pelas tradutoras e coordenadoras do PA ao traduzirem o calendário em mais de 70 línguas e distribuí-los em mais de 120 países. Ore pelos programas de rádio que compartilham os pedidos diários de oração para as iletradas orarem juntamente com os milhares de intercessores do PA.


26. Para que as mulheres solitárias que ligam o rádio para ter companhia, saibam que as produtoras e apresentadoras do ME se importam com elas, assim como Deus. (Jeremias 29:11)


27. Por conhecimento e compreensão para os milhões de mulheres que não entendem as necessidades de saúde e nutrição dos seus filhos. Ore pelas responsáveis dos guiões do ME.


31. Pela equipa da RTM ao produzir programas de rádio (histórias bíblicas em ordem cronológica, leitura bíblica e dramatização das escrituras) para os 4 biliões de comunicadores orais no mundo.

 


Ajude-nos a sustentar este Ministério de Oração com as suas ofertas!

(elas são dedutíveis no IRS)
NIB 0035 0773 00003541 730 70
Conta CGD 003541-730



Se desejar receber o nosso calendário de oração mensal (gratuitamente), envie-nos um e-mail para sonia@radiotransmundial.org
Junte-se a nós neste movimento de oração mundial!!!


Sem comentários: