sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

Esperança para as Mulheres afectadas pela Violência Doméstica!

Calendário de Oração - Janeiro 2013


Queridos amigos e companheiros de oração,

Durante o mês de Janeiro vamos levar ESPERANÇA às mulheres afectadas pela Violência Doméstica!

Continuam a aumentar dramaticamente o número de casos de violência doméstica, aumentando também a frequência e a gravidade. Cada vez é mais frequente as noticias na comunicação social acerca deste assunto: uma mulher de 50 anos foi queimada viva por parentes na Índia; um tio de uma mulher de 25 anos arranjou o seu casamento e assistiu à venda da mesma para prostituição; mulheres que querem estudar são alvos de ataques de ácido ou tiros na cabeça; uma mulher que se atreveu a sair de casa com seus filhos foi assassinada pelo seu marido.

Em Portugal segundo o Observatório de Mulheres Assassinadas da UMAR - União de Mulheres Alternativa e Resposta, 33 mulheres foram vítimas mortais de violência doméstica em 2012.

A violência doméstica acontece não só pelo sexo masculino, mas por pessoas de ambos os sexos. Mães e pais vendem as suas filhas ou as forçam a fazer a circuncisão feminina. Maridos e sogras torturam e deixam cicatrizes nas suas esposas/noras ao queimá-las com ácido ou água fervente por “desonrarem a família”. Cuidadores abusam de idosas, jovens e inválidas.

Este tipo de violência acontece em todos os países, níveis sociais e grupos religiosos. Algumas pessoas aceitam os actos de violência dentro das suas casas pois vêem-na como algo normal e aceitável. Em algumas culturas, as próprias mulheres acreditam que merecem ser maltratadas pelos seus maridos se não obedecerem. Muitas esposas abandonadas acreditam que devem submeter-se aos seus maridos adúlteros se eles voltarem para elas para obter favores sexuais e levar o dinheiro que elas conseguiram ganhar à custa do próprio trabalho. Em muitos casos as mulheres têm mais medo dos seus próprios maridos, alguém que lhe devia transmitir segurança, do que de qualquer outra pessoa que a rodeia.

A violência doméstica em lares cristãos ainda é um tabu em muitas igrejas. Pouquíssimos líderes oferecem abrigos seguros para as vítimas de abuso. Quer o abuso tenha sido verbal, um comportamento controlador ou abuso físico e sexual. A violência exercida por um familiar, cuidador ou ente querido é um ato humilhante e devastador.

Juntos em oração ,














Sónia Simões
(Coordenadora Nacional)
Projecto Ana Portugal



Por favor ore ...



1. Por mulheres e meninas que têm sofrido abuso nos seus próprios lares. Peça a Deus que as ajude a encontrar amigos que as encorajem a proteger-se e que as ajudem a reconhecer que as filhas de Deus não merecem esse tratamento desumano.

2. Por ministérios de consciencialização e oração e pelos programas Mulheres de Esperança do Projecto Ana para que transformem famílias quando falam sobre a violência e afirmando que esta não é um comportamento aceitável e que cada pessoa é uma criatura especial de Deus, e merece honra e respeito.

3.
Por mudança no coração dos pais e mães que forçam as suas filhas a casar-se muito cedo ou forçam-nas a fazer a circuncisão feminina. Ore para que valorizem suas filhas e ofereçam o cuidado de que elas precisam.

4.
Para que seja do conhecimento dos cristãos a forma como os seus pastores e líderes tratam suas esposas e filhos.“Convém pois, que o bispo seja irrepreensível, marido de uma mulher, vigilante, sóbrio, honesto, hospitaleiro, apto para ensinar, não dado ao vinho, nem violento, não cobiçoso de torpe ganância, mas moderado, não contencioso, não avarento;” - 1 Timóteo 3:2-3

5.
Para que os pastores e líderes falem sobre infidelidade e abuso e encorajarem as que foram abusadas a procurar ajuda e segurança nas lideranças. Ore para que sejam firmes contra os abusadores e que acompanhem cada caso e para certificarem-se de que não há mais abuso.

6.
Pelos familiares abusivos, para que reconheçam que a vítima não é culpada da ira e violência que sentem. Ore para que os familiares busquem ajuda e façam o que for necessário para que o abuso acabe. Ore para que os abusadores sejam transformados pela misericórdia de Deus. “Deixe o ímpio o seu caminho, e o homem maligno os seus pensamentos, e se converta ao Senhor, que se compadecerá dele; torne para o nosso Deus, porque grandioso é em perdoar.”  - Isaías 55:7

7. Pelas que enfrentam a violência doméstica em lares cristãos, onde são erradamente ensinadas a submeterem-se a um familiar que usa palavras violentas, comportamento controlador, bate ou abusa sexualmente. “O Senhor prova o justo; porém ao ímpio e ao que ama a violência odeia a a sua alma. Sobre os ímpios fará chover laços, fogo, enxofre e vento tempestuoso; isto será a porção do seu corpo.” - Salmos 11:5-6


8. Pelas mulheres que consideram o suicidar-se para escapar à tortura e humilhação do abuso que sofrem nos seus lares. Ore também pelas que são forçadas a fazer parte de casamentos polígamos e são tratadas com escravas.

9. Para que os pais ensinem os seus filhos que o consumo de álcool pode levar a comportamentos abusivos, irresponsáveis e negligentes capazes de destruir vidas e famílias.

10. Por mulheres que negam sofrer de violência doméstica ou minimizam o abuso para proteger o abusador. Ore para que entendam que estão a impedir que os abusadores procurem ajuda e que agindo assim permitem que o abusador continue com as agressões para com elas e outros.

11. Para que as mulheres saibam que Deus as ama e não fecha os olhos ao comportamento abusivo dos pais, maridos ou de outros que as maltratam. Ore por mulheres na Costa do Marfim e outros países onde são maltratadas pelos seus maridos que são pastores e líderes.

12. Por mulheres e meninas que foram vendidas como prostitutas pelos seus familiares para que encontrem formas de fugir dessa situação. ( Salmos 12:5)

13. Por mulheres que sofrem com a SIDA, pois foram violadas ou os seus maridos foram infiéis. Ore para que conheçam o amor e o conforto de Deus e que elas consigam os medicamentos e alimentos que precisam.

14. Por proteção de Deus para as mulheres abandonadas pelos seus maridos ou divorciadas que precisam de alimento e abrigo. Ore para que as mulheres que perderam a guarda dos filhos injustamente encontrem o conforto e ajuda de cristãos.

15.
Por meninas e mulheres isoladas em comunidades menonitas da Bolívia e outros países. Elas não podem falar, nem mesmo com outras mulheres, sobre a violência doméstica que enfrentam em suas casas. Elas não podem expressar a sua ira, dor ou questionar os actos pecaminosos feitos contra elas, então sofrem sozinhas. Ore pelos programas Mulheres de Esperança em baixo alemão que são ouvidos em CD's, pela rádio e pela Internet.

16.
Por mulheres que permanecem em relacionamentos abusivos, porque temem perder os filhos para o pai, por não terem emprego, casa e nem dinheiro para sustentá-los.

17. Para que a policia dê mais apoio às mulheres que sofrem violência doméstica e que tratem a violência não apenas como uma simples ocorrência mas sim como crime digno de punição. Ore para que juízes sentenciem os abusadores e exijam que estes façam tratamento e paguem indemnizações.



18. Para que mais abrigos e casas de baixo custo sejam abertos para receber as mulheres que são vítimas de violência e tentam recomeçar e construir um lar seguro para elas e para os seus filhos.

19.
Pela criação de novas leis e cumprimento das existentes contra violência e tráfico de mulheres e meninas para prostituição. Ore para que os abusadores sejam presos e punidos e que seja público, para que haja esclarecimento que estes actos não são aceitáveis.

20. Para que os pais ensinem às suas filhas a importância de se guardarem até o casamento e a casarem-se com homens cristãos que irão respeitá-las, valorizá-las e ajudá-las a crescer para a glória de Deus.

21. Para que os abusadores entendam que não são “donos” das suas esposas e filhos e, portanto, não podem fazer “o que quiserem com eles”. Ore para que as comunidades exijam um comportamento diferente dos abusadores e que ensinem os homens a amar, valorizar e cuidar das suas famílias.

22. Por meninas que são forçadas pelos seus familiares a casar devido à pobreza, dívida da família, ou simplesmente para que possam comprar uma TV. Ore também por meninas que querem suicidar-se por causa da dívida que o seu dote/casamento trará aos seus pais. Ore para que as pessoas mudem de comportamento ao aprenderem que esses abusos são contra a lei e não são aceitáveis.

23.
Pelos cuidadores de crianças, idosos e deficientes para que busquem ajuda antes que as suas frustrações os levem a fazer uso de palavras e comportamentos violentos.

24. Para que os pais valorizem os seus filhos e os ensinarem a honrar a Deus e respeitarem o próximo. Ore para que ensinem os seus filhos homens a não abusar de meninas verbal, física ou sexualmente.

25.
Pelas crianças que presenciam situações de violência doméstica entre os seus pais. Muitas delas desenvolvem sérios problemas emocionais, tais como, problemas de memória, concentração, deficiências, desconfiança de adultos, preocupação excessiva, culpa, vergonha, ira e comportamento agressivo.

26.
Por mulheres e meninas que frequentam a escola apesar de saberem que houve meninas que foram assassinadas ou mal tratadas simplesmente por desejarem estudar. Ore por Betel, que foi vítima de um ataque de ácido após terminar a universidade na Etiópia, e ore pela sua irmã, que deixou o emprego para cuidar dela.



27. Por mulheres sofrem por violência física e culpam-se do abuso que sofrem porque lhes disseram que não oram o suficiente ou que não se comportam decentemente e assim não são suficientemente espirituais. Ore para que os cristãos não distorçam a Bíblia com o propósito errado de explicar ou justificar o abuso entre familiares.

28. Por crianças abandonadas ou fugitivas (100 milhões) que moram nas ruas e costumam mendigar, roubar e prostituírem-se para sobreviverem. Muitas viciam-se em drogas para fugir da dor, da fome e do trauma do abandono.

29. Louve a Deus pelos homens que ouvem os programas Mulheres de Esperança e que frequentam os grupos de oração. Eles são gratos por poderem entender melhor as mulheres e esforçam-se para serem maridos, pais e irmãos que agradam a Deus.

30. Pela criação de leis contra os chamados “assassinatos por honra” para que sejam instituídas e aprovadas. Em alguns países, os que matam as mulheres na sua família para proteger a honra são isentos de execução ou punição.

31. Para que as autoridades protejam as mulheres e as crianças abusadas e ameaçadas, ore  para que estas não precisem de fugir para estarem seguras. Ore para que os abusadores sejam severamente punidos para que não mal tratem outras pessoas.




Ajude-nos a sustentar este Ministério de Oração com as suas ofertas! (elas são dedutíveis no IRS)
NIB 0033 0000 452310 7953 405
Conta Millennium BCP 452 310 79534


Se desejar receber o nosso calendário de oração mensal (gratuitamente), envie-nos um e-mail para   sonia@radiotransmundial.org
Junte-se a nós neste movimento de oração mundial!!!

Sem comentários: