terça-feira, 14 de maio de 2013

A Depressão e a Mulher Cristã

 

A depressão é uma doença que afecta e compromete várias áreas da vida da pessoa, afecta e distorce a maneira como a pessoa se vê, como vê o mundo, o futuro, como sente a realidade, entende as coisas, e manifesta emoções. Ela afecta a interpretação que a pessoa faz de si mesmo, dos outros e do futuro, altera a forma como o indivíduo se alimenta e dorme.

A depressão pode estar ligada a alguma decepção profunda, a perdas mal elaboradas ou  a medos de perder: Também pode ser uma reacção de desapontamento, uma frustração grave e dolorosa. Geralmente são ferimentos emocionais.

Causas: Experiências de perdas ou desapontamentos durante a infância ou adolescência  podem causar distorções que moldam a percepção da realidade dentro de um aspecto negativista. Essas crenças ficam latentes podendo ou não se manifestar quando as pessoas passam por vivências semelhantes às iniciais, que foram responsáveis pelo negativismo. O modelo Cognitivo propõe também que as nossas emoções e comportamentos são influenciados pela maneira  como percebemos e interpretamos os acontecimentos; e que o pensamento disfuncional ou distorcido seja comum nos distúrbios psicológicos. Eventos stressantes como a perda de uma pessoa querida, perda de emprego, doenças e desapontamentos também podem causar depressão.A depressão desenvolve-se no cérebro, devido a um desequilíbrio bioquímico dos neurónios responsáveis pelo controle do humor.

Sintomas:
  •  Perda de energia ou interesse
  •  Humor deprimido
  •  Dificuldade de concentração
  •  Alterações do apetite e do sono
  •  Lentidão das actividades físicas e mentais.
  •  Sentimento de pesar ou fracasso
  •  Baixa Auto-Estima
  • Ansiedade e Insegurança
Tratamento: Se quisermos atacar de frente a depressão, temos que eliminar hábitos errados de pensar. Isto não é fácil, mas através da graça de Deus torna-se possível corrigir as distorções do pensamento através da modificação dos pensamentos inadequados.

A pessoa precisa aprender a questionar estes pensamentos inadequados que tem em relação a si mesmo, e ao outro utilizando 3 critérios:

1- Verdade – Eu posso afirmar com absoluta certeza que o que eu estou a pensar é verdade absoluta? Esta é a única maneira de ver esta situação?
 
2- Benefício - O que estou a pensar será benéfico para meu bem estar físico e emocional?
 
3- Utilidade – Esta maneira de pensar é útil para minha vida?

Após fazer estas questões a pessoa terá que escolher se é ou não prudente alimentar tais pensamentos, ou seja, se os mesmos não forem verdadeiros, úteis e benéficos, podemos  deduzir que os mesmos são mentirosos (distorcidos), inúteis (desgastantes), e maléficos para nossa vida.
Os nossos comportamentos reflectem os nossos pensamentos.
Os nossos pensamentos são formados pelas crenças que adquirimos ao longo da vida, em relação a nós mesmos, aos outros, e as situações.
Através dos nossos pensamentos estabelecemos o nosso diálogo Interno.
O nosso diálogo Interno pode ser Saudável ou Disfuncional.

As pessoas cristãs utilizam a Bíblia como recurso e instrumento para corrigir e fortalecer o diálogo interno. Segundo Filipenses 4:8 o diálogo saudável obedece algumas recomendações: São elas: “ …tudo o que é verdadeiro, tudo o que é respeitável, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se alguma virtude há e se algum louvor existe, seja isso que ocupe o vosso pensamento”.

Para o pensamento cristão quando não obedecemos a estas recomendações, não filtramos os nossos pensamentos e corremos o risco de ficarmos com um transtorno psicológico.
O objectivo do transtorno psicológico é boicotar os nossos propósitos de vida através de formas inadequadas de interpretar os acontecimentos da nossa vida, portando o transtorno psicológico não é desencadeado pelas situações, mas pelas interpretações que fazemos.

Um exemplo Bíblico de Depressão:

Elias entrou num processo depressivo quando se sentiu ameaçado e sozinho diante das circunstâncias daquele momento. Ele estabeleceu um diálogo interno inadequado, sentiu-se desmotivado e pediu a morte a Deus. (I Reis 19:1-8.)

De acordo com o pensamento cristão, podemos tirar algumas lições deste texto bíblico:

Qualquer pessoa pode ter depressão, independente de ser cristão ou não.
 
1 - O facto de sentir-se deprimido ou estar com depressão, não significa que a pessoa está em pecado.
 
2 - Pessoas deprimidas fortalecem-se com a Palavra de Deus. Salmo 50:15 “Invoca-me no dia da angustia; Eu te livrarei, e tu Me glorificarás”.
 
3 - O objectivo de Deus não é nos matar, mas sim nos melhorar.
 
4 - Quando estamos no “deserto” precisamos da água da vida que Jesus oferece.
 
5 - Devemos alimentar-nos com a Palavra de Deus, levantar e continuar, não podemos desistir.
 
6 - Vá em frente, tenha ânimo, essa angústia vai passar!

Foi exactamente isto que aconteceu com o apóstolo Paulo quando escreveu a carta aos Filipenses. Estava preso dentro de um calabouço romano, escuro e húmido. Com certeza era uma forte razão para um grande desapontamento e tristeza.
O activo e incansável batalhador do Evangelho estava agora confinado entre paredes geladas de pedra. Dali escreve uma carta de ânimo aos filhos na fé. Filipenses começa e termina invocando a graça divina sobre todos eles.

Paulo não deixou seus pensamentos o afundarem na escuridão das circunstâncias. Não permitiu que a ansiedade, o ressentimento e a raiva o dominassem.
Tem uma história que ensina e relata muito bem o cuidado que devemos ter com os nossos pensamentos.

Certo homem morava numa pequeno vila e da sua casa ele avistava uma grande montanha. Este homem tinha um sonho e um dia o compartilhou com a sua esposa. Ele disse: "Querida um dia quando eu me reformar eu quero escalar aquela montanha. Os anos foram passando e o homem finalmente reformou-se.
Certa manhã o homem acordou bem cedo, com a ajuda da esposa arrumou as suas coisas e foi em busca da realização do seu sonho. Após escalar horas e horas, o homem chegou finalmente ao topo da montanha. Sentia-se incrivelmente realizado, porém, quando ainda estava a contemplar a paisagem ouviu um barulho e olhou em volta e percebeu que havia uma grande rocha atrás dele, então foi verificar que barulho era. O homem ficou surpreso com o que havia atrás daquela rocha. Deitado no chão havia um grande e velho leão que agonizava de sede, o pobre homem movido de uma intensa compaixão pelo animal despejou toda a sua reserva de água na boca do bicho. Cansado da escalada resolveu encostar-se um pouco na rocha para descansar antes de descer. O pobre homem dormitou e infelizmente nunca mais acordou, pois, o leão restabeleceu as suas forças e deparou-se com um belo banquete humano a sua frente. O leão não teve duvidas devorou o homem para atender seus instintos de sobrevivência.

Moral da história: Nunca alimente aquilo que pode destruir-lo!

Pensamentos inadequados desencadeiam o diálogo interno inadequado que pode matar o nosso interesse pela vida, pelos nossos sonhos e a nossa motivação interna e se não vigiarmos pode até destruir a nossa fé.

Jesus é o nosso maior exemplo em relação a dialogar com o mal. Quando estava no deserto foi tentado por aquele cujo objectivo é o de nos roubar, nos matar e nos destruir. Jesus não ficou de dialogo com satanás, antes quando foi tentado e desafiado, respondeu ao diabo utilizando a Palavra de Deus. O resultado nós sabemos qual foi. O diabo fugiu!. Tiago 4:7 “Sujeitai-vos, pois, a Deus; mas resisti ao diabo, e ele fugirá de vós."

Não se entregue a depressão, entregue-se a Deus e com certeza você encontrará refúgio, abrigo e libertação.


Fonte: Andreia Coliath – Psicóloga Cristã 

(Revista Preciosa - A revista da mulher virtuosa)

Adaptação - Sónia Simões

Sem comentários: