quinta-feira, 2 de maio de 2013

Esperança para as Noivas - Crianças...

Calendário de Oração - Maio 2013


Amados amigos e companheiros de oração,

Durante o mês de Maio vamos Orar pelas Noivas - Crianças!

É difícil de acreditar que em pleno 2013 existam meninas que são forçadas a casar-se e a ter filhos. No entanto, as estatísticas, que representam apenas uma parte da realidade, são chocantes. Alguns países não divulgam o índice de casamentos infantis e a maior parte das pesquisas não incluem meninas com menos de 15 anos.



As estatísticas apontam a Nigéria, Bangladesh, Mali, Moçambique, Malawi, Serra Leoa, Índia, Uganda, Somália, Etiópia, Nepal e República Dominicana entre os 20 países com o maior índice de casamentos infantis. O Afeganistão e o Iémen também contam com altos índices. A UNICEF estima que no mundo cerca de 50.000 meninas entre 15 e 19 anos morrem anualmente por motivos ligados a gravidez e parto. Muitas das noivas-crianças não chegam a completar os 15 anos de idade.



Estas noivas-crianças têm traumas psicológicos e emocionais. São tiradas das suas famílias, não têm permissão para frequentar a escola, são usadas como escravas pelas famílias dos seus maridos e são abusadas sexualmente. Elas não se alimentam bem, descansam pouco e recebem poucos cuidados de saúde.  Muitas cometem suicídio como forma de escape de toda esta tortura. Outras ficam apáticas devido ao abuso e falta de amor e cuidado.



Algumas comunidades começam a permitir que organizações ofereçam oportunidades para que as noivas-crianças tenham acesso ao ensino para que possam cuidar melhor dos seus filhos. Estas meninas que estão traumatizadas podem encontrar esperança e começar a florescer quando encontram alguém que as ama e as trata com dignidade.



Uma mulher no Quénia testemunhou: “Fui forçada a casar-me com um homem mais velho quando era uma menina... Mas louvo a Jesus porque Deus usou uma mulher no grupo de oração do Projecto Ana para transformar a minha vida completamente. Essa mulher teve compaixão de mim... Através das orações, hoje sou uma mulher e esposa de carácter nobre.”

Junte-se a nós em oração! 



















Sónia Simões
(Coordenadora Nacional)
Projecto Ana Portugal




Por favor ore…



1. Para que as milhões de meninas, que têm suportado o terrível abuso do casamento infantil, conheçam a alegria de ser a Noiva de Cristo que as valoriza, as ama e morreu por elas.



2. Para que os governos/governantes defendam os direitos das meninas e façam por cumprir as leis através de penas severas para os que realizam casamentos  que envolvem crianças, tanto os homens que se casam com estas crianças, como os pais que as forçam a casar.



3. Por sabedoria e unção de Deus para as ouvintes do programa de rádio do Projecto Ana, o Mulheres de Esperança, para que entendam a palavra de Deus e a coloquem em prática no seu dia-a-dia. O Mulheres de Esperança é ouvido em mais de 60 línguas através da África, Ásia, Américas, Caribe, Ásia Central, Europa (incluindo Portugal), Médio Oriente e ilhas do Pacífico.



4. Pelos líderes na Índia, para que protejam as meninas que correm risco de serem forçadas a casar-se. Mais de 40% dos casamentos infantis no mundo acontece neste país.(www.thehindu.com/news/national/un-appeal-follows-outrage-at-child-marriage-demand/article3988859.ece). 



5. Para que as equipas do Projecto Ana/Mulheres de Esperança tenham sabedoria, recursos, intercessores e voluntários ao desenvolverem as suas tarefas. Tradução e contextualização dos guiões e gravação dos programas. Ore pelas mulheres que trabalham os novos guiões em dari, curdo central e somali que vão ser usados para alcançar mulheres isoladas pelas culturas, o que as impede de conhecer mais sobre Jesus e sua salvação.



6. Por meninas que fogem para não serem forçadas a casar-se. Muitas temem ser assassinadas pelos seus familiares, outras caem na armadilha do tráfico sexual ao receberem propostas de emprego. “Livra-me, Senhor, dos maus; protege-me dos violentos” - Salmo 140:1



7. Para que os pais ensinem os seus filhos a terem respeito pelo próximo, assim como respeito próprio e a fazerem planos para um futuro saudável que honre a Deus. “Os meus ossos não te foram encobertos, quando no oculto fui feito, e entretecido nas profundezas da terra. Os teus olhos viram o meu corpo ainda informe; e no teu livro todas estas coisas foram escritas; as quais em continuação foram formadas, quando nem ainda uma delas havia.” - Salmos 139:15-16



8. Por jovens perturbadas e humilhadas ao ponto de escolherem a imolar-se (lançar fogo sobre elas próprias) ou a beber veneno como forma de escape dos horrores que vivem diante do abuso e falta de amor por parte da sua família.



9. Para que os pais entendam que casamento infantil não protege as suas filhas. Algumas jovens esposas são infectadas com HIV/SIDA e outras doenças através dos seus maridos, e muitas sofrem abuso por parte dos familiares. Também as dificuldades durante o parto deixam sequelas ou provocam a morte de muitas.



10. Por recursos e voluntárias, para que as equipas do Projecto Ana ofereçam seminários de saúde e cuidados médicos para as ouvintes do Mulheres de Esperança, pois isso será de ajuda para elas e para as suas famílias.



11. Pelos que oferecem casas de apoio para refúgio, educação e formação profissional a jovens que fogem de situações abusivas. “Tu me cercaste por detrás e por diante, e puseste sobre mim a tua mão.” - Salmos 139:5



12. Por mais de um milhão de meninas e mulheres que sofrem com a dor e a humilhação causadas pelas fístulas (rupturas anais e vaginais) causados durante o sexo ou parto.



13. Por meninas que são forçadas a passar pela mutilação genital feminina (MGF) e enfrentam complicações que podem durar para toda a vida, incluindo dor extrema, hemorragias e infecções urinárias. Ore para que essa prática horrível seja proibida ou punida. Ore também para que o novo programa etíope Vozes de Cura ofereça conteúdo inspirador, eficaz e contextualizado para as vítimas de fístulas e MGF.



14. Para que os cristãos se posicionem contra práticas culturais que promovem o pecado sexual que causam danos a meninas e aos seus bebés. Ore pelas meninas de Aari na Etiópia e os meninos de Jinka (cidade no sul da Etiópia) que se casam por volta dos 14 anos. Muitas das meninas sofrem porque os seus corpos não conseguem suportar a dor do parto e muitas vezes os seus filhos nascem sem vida.



15. Por pais que se sentem na obrigação de vender as suas filhas e força-las a casar ainda crianças devido a necessidades financeiras. Ore para que as mães encontrem coragem de posicionarem-se contra estas práticas da quais muitas delas foram vítimas também.



16. Pelas tradutoras  e distribuidoras do calendário de oração do Projecto Ana em 77 línguas em igrejas, grupos de oração, casas e prisões. Ore por recursos para imprimirem esses pedidos de oração em áreas de extrema pobreza. Ore pela equipa que faz este trabalho em Portugal e por recursos para que possa continuar a ser distribuído gratuitamente.



17. Para que os líderes ensinem os pais sobre os benefícios de priorizar os estudos das filhas ao invés de forçá-las a casarem antes dos 18 anos. Filhas instruídas têm condições de cuidar melhor dos seus filhos e dos seus pais idosos.

 

18. Para que os professores ensinem as suas alunas a entender o direito de recusar casamentos forçados e para que os líderes das comunidades ofereçam protecção a essas meninas quando os seus pais não as entendem.



19. Pelas estimadas 7.3 milhões de jovens que têm HIV/SIDA. Muitas são infectadas pelos seus maridos que são muito mais velhos que elas. (UNFPA). 



20. Pelos líderes de comunidades e igrejas, para que entendam a necessidade de promoverem casamentos sólidos entre marido e mulher para que os filhos não cresçam num ambiente de pais separados. A aceitação cultural do ‘morar juntos’ está a destruir vidas em todo o mundo já que as mães muitas vezes ficam com a responsabilidade de cuidar dos seus filhos sozinhas.



21. Para que os ouvintes do programa Mulheres de Esperança aprendam sobre o amor de Deus pelas mulheres e meninas e saberem que têm valor para Deus e para as suas famílias. “Pois possuíste os meus rins; cobriste-me no ventre de minha mãe. Eu te louvarei, porque de um modo assombroso, e tão maravilhoso fui feito; maravilhosas são as tuas obras, e a minha alma o sabe muito bem.” - Salmos 139:13-14



22. Para que os governos ofereçam educação gratuita a todas as crianças ajudando os seus pais pobres que às vezes se sentem forçados a venderem as suas filhas para casamentos infantis. A falta de estudos impede que essas meninas tenham salários bons ou que tenham condições de dar uma boa educação aos seus filhos, dando continuidade ao ciclo devastador de pobreza.



23. Para que pais e maridos lutem por uma educação melhor, mudanças nas práticas culturais nocivas e dignidade para as mulheres.



24. Por mais casas de apoio e centros de treinamento que oferecem oportunidades para que meninas e mulheres ouçam o programa Mulheres de Esperança e ouçam informações médicas e que sejam alcançadas pelo amor de Deus.



25.  Jovens esposas que se casaram crianças e foram abandonadas, divorciadas ou enviuvaram e têm filhos pequenos para criar.



26. Por meninas nos países em desenvolvimento que são bombardeadas com campanhas publicitárias que transmitem uma educação sexual sem moral  e que não oferece direcção para que sejam puras e dignas. Milhares destas meninas engravidam entre os 10 e 15 anos e muitas por fazer aborto.



27. Pelas cerca de 8.000 pessoas na Inglaterra que correm o risco de serem forçadas a casar-se. No ano passado 29% dos telefonemas recebidos pela ‘Unidade de Ajuda a Casamentos Forçados’( organização governamental) são de menores de idade. A menina mais nova tinha apenas 5 anos. (www.girlsnotbrides.org/a-childhood-lost-uk-parliamentarians-launch-new-report-on-child-marriage/).



28.  Por meninas em algumas comunidades do Quénia, que são consideradas propriedade da família e são dadas para casamento com apenas 10 anos de idade para que a família possa receber o pagamento do dote. Ore para que essas práticas cessem.



29.  Por sociedades machistas ao redor do mundo que incentivam meninas e meninos a agirem como adultos na maneira de vestir assim como na sua vida sexual, mas não os alertam ou instruem sobre os perigos, complicações e danos emocionais que resultam dessas acções.



30. Para que os líderes entendam que as meninas que se casam e têm bebés cedo demais só faz aumentar a miséria e pobreza da comunidade.



31. Por meninas problemáticas vulneráveis as ofertas de presentes, protecção e promessas de casamento que são apenas uma armadilha para entrarem no tráfico sexual. Depois de entrarem nessa rede são abusadas fisicamente, são ameaçadas e drogadas para que os “os seus donos” recebam dinheiro fácil. Ore por ministérios (Hope House, Generate Hope, Gracehaven House and Hands that heal) que oferecem casas de refúgio e que treinam cristãos que desejam ajudar estas meninas.




Ajude-nos a sustentar este Ministério de Oração com as suas ofertas! 
(elas são dedutíveis no IRS)
NIB 0035 0773 000035 4173 070
Conta Caixa Geral de Depósitos 003541-730


Se desejar receber o nosso calendário de oração mensal (gratuitamente), envie-nos um e-mail para   sonia@radiotransmundial.org
Junte-se a nós neste movimento de oração mundial!!!
 



Sem comentários: