quarta-feira, 14 de agosto de 2013

Nervosismo e Ansiedade - Dicas Mulheres de Esperança

O nosso programa de rádio Mulheres de Esperança é um programa feito por mulheres para mulheres! Nele gostamos de abordar assuntos que dizem respeito à vida das mulheres como esposas, como mães, profissionais, sobre os seus gostos, amizades e dificuldades.

E hoje gostávamos de abordar mais um tema de um dos nossos programas - "Nervosismo e Ansiedade".




Realmente há coisas na nossa vida, que não esperamos e que nos tiram a calma. Há outras que são constantes e também nos enervam muito. Estava a ouvir uma pessoa da minha família contar que tem uma vizinha com um a criação de patos e galos, no pátio do prédio. Imaginam o que são aqueles galos todos a catar de madrugada e os patos a grasnar todos ao mesmo tempo...não há nervos que aguentem!! Ela fica tão nervosa que só tem vontade de acabar com a bicharada toda! Há várias situações, expressões, ruídos e acontecimentos que nos irritam, às vezes nem percebemos porquê...quando os vizinhos ouvem música em altos berros...quando os miúdos dos amigos são mal educados e nos viram a casa ao contrário...quando ouvimos uma torneira a correr e nunca mais pára...etc. 

Os nossos nervos são uma parte de uma grande estrutura do nosso corpo, chamada o sistema nervoso. Quando algo pressiona contra um nervo ou um nervo é exposto, causa uma grande dor. Como por exemplo uma dor de dentes...o nervo dentro do dente está a avisar que há um problema...


Pois aqui está a nossa oportunidade de aprender mais um pouco. Na realidade o nosso corpo é uma máquina espantosa! Somos um milagre! E esta parte, invisível para nós, o nosso sistema nervoso, é absolutamente maravilhosa. Cada movimento que fazemos, é resultado deste sistema nervoso. Um simples gesto, como levantar uma perna, significa que o nosso cérebro enviou uma mensagem através da medula para os nervos ligados aos músculos da perna. Aí esses nervos recebem a mensagem e pronto...a perna levanta-se!

A Bíblia diz que fomos formados de um modo tremendo...que verdade fantástica!



O nosso sistema nervoso tem duas secções:


1. O cérebro e a medula formam o sistema nervoso central. O cérebro é ligado à medula que se encontra dentro da nossa espinha dorsal. Estes ossos da nossa coluna escondem e protegem a medula.


2. Os nervos formam o sistema nervoso periférico. É composto por biliões de nervos que saem da nossa medula e se espalham por todas as partes do corpo, desde os dedos dos pés até ao alto da nossa cabeça. Estes nervos recebem e enviam mensagens através de todo o nosso corpo.


 

O Cérebro


O cérebro é um órgão tão importante e fascinante! Há anos li no Reader’s Digest um artigo escrito por um neuro-cirurgião onde dizia que cada vez que tinha que operar num cérebro, era como se entrasse num lugar sagrado...fazia-o sempre com uma sensação de espanto e maravilha. Porque o cérebro é como se fosse o patrão! Quando envia uma mensagem, o sistema nervoso apressa-se a cumprir a ordem! Ele tem a seu cargo a nossa visão, sensibilidade, cheiro, audição, equilíbrio, coordenação, respiração...

Os computadores são máquinas incríveis. Podem armazenar grande quantidade de informações, enviar aviões para o ar, ligar-nos com outras pessoas numa outra parte do mundo mas mesmo o computador mais poderoso não é tão intrincado como o nosso cérebro. Um computador pode resolver um problema matemático rapidamente, mas nós, humanos, podemos resolver problemas considerando as nossas experiências passadas e usando o nosso senso comum. E todas as lembranças, mesmo as da nossa mais tenra idade, estão guardadas no nosso cérebro. Além disso, o nosso cérebro permite termos ou sentirmos emoções, como ira, alegria, felicidade, amor, ciúme e outras que nos tornam diferentes dos outros animais.

  

A Medula

Uma outra parte muito importante do nosso sistema nervoso é a nossa medula. Diferente de outras áreas do nosso corpo, se os nervos da nossa medula forem danificados, não poderão ser reconstituídos.

Os nervos no nosso corpo são como pequenos mensageiros. Se tocarmos em algo que é quente, os nervos da mão enviam uma mensagem ao nosso cérebro dizendo que estamos a sentir dor. Por sua vez os nervos enviam uma mensagem aos músculos da mão para que não toquemos mais na substância ou superfície quente. É tudo tão rápido que nem temos tempo para pensar nisso...Os nervos que enviam a mensagem da dor para o cérebro são diferentes dos que enviam a mensagem do cérebro para tirar a mão. Uns ajudam-nos a sentir o mundo à nossa volta, os outros ajudam-nos a mover os nossos músculos e órgãos.




Conversas da Alma


Hoje aprendemos algo importante sobre o nosso sistema nervoso. É por causa dele que podemos ver, ouvir, cheirar, tocar qualquer coisa. Sem ele, não poderíamos funcionar, de todo!
O nosso sistema nervoso afecta também a maneira como pensamos, a nossa reacção às coisas e o os nossos “sentimentos”. É por causa das mensagens que correm pelos nossos nervos que podemos exprimir emoções como o prazer, tristeza, ansiedade, preocupação e muitas outras. Pode dar-nos a emoção do prazer e também a emoção da dor.
Da mesma maneira, os nossos sentimentos podem ser positivos e felizes ou muito negativos e infelizes. Como seres humanos, somos facilmente afectados por aquilo que experimentamos ao nosso redor – as nossas circunstâncias. Estas, podem ser boas, positivas, ou levar-nos a momentos de grande dor.



Se passarmos a nossa vida nervosas e ansiosas, não apenas teremos uma vida infeliz mas podemos também ficar fisicamente doentes. Podemos desenvolver problemas sérios de saúde, até como o cancro, pois o que sentimos está ligado ao nosso sistema nervoso e este, por si a todo o nosso corpo.Claro que ninguém quer ser infeliz, ansioso, temeroso ou preocupado e isso parece-nos mesmo uma reacção natural àquilo que nos acontece na nossa vida, não é verdade?


Deus criou-nos com estes sentimentos todos com um propósito. Há alturas que se estivermos cheios de medo, podemos ser cheios de força para fazer algo que não faríamos normalmente.
Deus criou-nos de maneira tão maravilhosa, que, quando temos medo, o nosso corpo produz uma hormona, a adrenalina, que faz bater o nosso coração com mais força e que por sua vez injecta força nos nossos músculos. É como se de repente, por breves instantes ficássemos mais fortes, quer seja para lutar, saltar ou fugir! Mas se sentimos constantemente medo ou ansiedade, o nosso corpo ficará constantemente debaixo de tensão e ficamos doentes.
Então, o que fazer se as nossas circunstâncias nos causam ansiedade e receio? Deixe-me ler-lhe uma pequena história da Bíblia: Marcos 4:35-41




Era natural que aqueles homens tivessem medo da tempestade, especialmente quando começaram a ver as ondas entrarem pelo barco. Não teríamos sentido o mesmo? Mas porque Jesus dormia no meio daquilo tudo, eles pensaram que Ele não se preocupava. Por isso, quando O acordaram, já foi aos gritos: Mestre não te importas?

É interessante reparar que Jesus não ficou ansioso como eles, porque sabia que tinha poder para acalmar as ondas e o vento. Pois para espanto dos discípulos, Jesus levantou-se e acalmou os elementos em fúria. De repente, o medo das ondas deu lugar ao medo do seu amigo Jesus que era tão poderoso! Jesus demonstrou-lhes naquele gesto que Ele tinha todo o poder, pois era Deus.




Todos experimentamos tempestades na nossa vida. Talvez uma doença, a morte de alguém chegado, separação de queridos, divórcio, perda de trabalho. É natural que nos sintamos ansiosos e receosos e até como se Deus não se preocupasse connosco. Tal como os discípulos fizeram, Deus quer que clamemos a Ele e lhe digamos o que sentimos. Até se acha que Deus não se importa, diga-lhe isso mesmo!




Depois Ele quer que faça o mesmo que os discípulos fizeram naquele barco, que se ponha de lado, a ver o que Ele pode e vai fazer. Ele pode não tirar a tempestade da sua vida, mas tem todo o poder para ficar consigo na tempestade e dar-lhe calma. Ele quer dar-lhe paz no meio da tormenta.Sabe que medo e ansiedade, paz e calma não podem viver juntos? Jesus quer tirar todo o seu medo e dar-lhe paz. Deus vê o que nos acontece e age sempre no momento certo. Ele está no controlo do nosso barco! Ele tem o poder de acalmar os nossos teores e ansiedades!
 

Pode ouvir o programa Mulheres de Esperança - "Nervosismo e Ansiedade" aqui.


Texto: Excerto do programa Mulheres de Esperança - "Nervosismo e Ansiedade"
Produção: Sarah Catarino
Locução: Sarah Catarino e Sónia Simões

Direitos Reservados
 

Sem comentários: