sexta-feira, 20 de dezembro de 2013

Conversas da Alma :: 6 - Natal Triste 2013




"Então, amiga! Gostava de fazer-lhe uma pergunta: Quando está mesmo sozinha, em que pensa? Quando não tenho ninguém por perto, muitas vezes divago e volto ao passado. Lembro a minha querida mãe, na sua alegria e na sua imaginação nesta quadra de Natal, trabalhando afincadamente com as suas mãos ligeiras e habilidosas para nos fazer uma roupa nova...Gosto de pensar naqueles Natais quando os meus filhos eram crianças e como eles adoravam as surpresas que tínhamos para eles. Lembro ainda dos Natais em que as minhas netas, pequeninas, se metiam debaixo da árvore e passavam em revista cada presente, sacudindo para adivinhar o que lá estava dentro...tudo isto é mesmo passado. Os meus pais já partiram, os meus filhos cresceram e as minhas netas são mulheres independentes hoje. 

Estes tempos não duram para sempre. A vida avança e parece que cada vez é com mais rapidez...os que amamos partem para sempre, outros vão viver longe de nós, e esses lugares nunca mais vão ficar preenchidos nas festas. Hoje com tanta tecnologia, podemos ver quem está longe, falar ao telefone, mas...não e a mesma coisa... Estar longe de quem amamos numa altura como o Natal, pode trazer muita tensão à nossa vida. Pode levar-nos a sentir depressão, solidão e tristeza. 

Gostava de contar-vos uma história que me aconteceu  num dos meus aniversários. Nenhum dos meus colegas, alunos, amigos se lembrou desse dia. Parecia que um vendaval de esquecimento tinha varrido o MEU DIA da sua memória. Tinha mandado fazer um lindo bolo de aniversário para comermos juntos, mas o bolo ficou guardado. Aliás, fiquei tão triste que só tinha vontade de deitar fora o bolo!! Entretanto uma das minhas irmãs telefonou-me, também ela se tinha esquecido do meu aniversário, mas aí tomei uma resolução e disse: Olha tenho algo muito importante para celebrar com vocês, podemos ir aí a casa à noite? Eu levo um bolo! E fomos. Quando ela viu o bolo de aniversário, foi uma risada! E o que poderia ter sido um dia muito infeliz, tornou-se em algo que ainda hoje lembramos.  Eu saí da minha tristeza e juntos celebramos a vida!

A Bíblia conta a história de um homem que resolveu dar uma grande festa. Manou os seus servos convidar algumas pessoas para o grande banquete que queria oferecer. Imagine que cada uma das pessoas convidadas se escusou com uma desculpa: um porque tinha casado, outro porque tinha comprado uns bois e queria experimentá-los, outro ainda porque tinha comprado um campo e queria examiná-lo. O servo voltou contando isto tudo. O homem ficou muito zangado e disse aos criados: “Vão rapidamente às ruas e becos da cidade e convidem os pobres, os aleijados, os coxos e os cegos”.

Há muito que podemos aprender com esta história, mas uma das lições importantes tem a ver com o que falamos hoje. O homem convidou várias pessoas que recusaram aparecer para a festa. Ficou magoado e até zangado, mas em vez de ficar a remoer na desfeita e nas desculpas esfarrapadas das pessoas que tinha convidado, convidou outras pessoas e desta vez, pessoa que possivelmente estavam tristes, e sós. 

Quando a vida nos tira os lugares e as pessoas que amamos, podemos segui o exemplo deste homem, podemos estender a nossa mão a outros e convidá-los para a nossa vida. Isto tem-me acontecido muitas vezes. Durante tempos difíceis, tenho escrito a amigos que sei estarem em sofrimento por causa de uma perda, também já convidei pessoas para a nossa mesa de Natal que não tinham nada a ver com a nossa casa. Lembre-se daquela amiga que nos convidou para a sua casa durante o nosso luto...É isso, podemos sempre estender a mão para outros. Não precisamos ficar sozinhos. Natal deve ser ainda celebração, mesmo que nos sintamos tristes cá dentro. Vá lá, levante-se da sua solidão, da sua dor e até do abandono em que possa estar e saia, dê a mão a outra pessoa, há tanta gente a precisar. E viva este Natal com alegria. Foi isso que os anjos disseram aos pastores nas campinas de Belém na noite em que o Salvador nasceu: Trago-vos novas de grande alegria!
A maior de todas as notícias é saber que Jesus veio para se identificar com a nossa natureza, que inclui, sofrimento, solidão, dor e saudade. 

Tenha um Natal abençoado e feliz!"


Conversas da Alma do programa Mulheres de Esperança ("Natal Triste" /13)
Autoria: Sarah Catarino  
 
 


Sem comentários: