sexta-feira, 18 de julho de 2014

Esperança para as Mulheres da África Ocidental!

Calendário de Oração - Julho 2014


Queridos amigos e intercessores,


Durante o mês de Julho vamos levar esperança às Mulheres na África Ocidental!

Recentemente a comunicação social mundial destacaram noticias como o vírus do Ébola na Guiné, assim como, o sequestro de quase 300 meninas na Nigéria, mas muito pouco é dito sobre os conflitos diários das pessoas na África Ocidental.

As mulheres do Oeste da África carregam o peso das dificuldades económicas quando tentam sustentar as suas famílias em algumas das nações mais pobres do mundo. Muitas mulheres são facilmente seduzidas por homens e depois são abandonadas e ficam sozinhas a criar os seus filhos. Práticas culturais de mutilação genital feminina e casamento infantil aliados a uma assistência médica limitada causam altas taxas de mortalidade maternal. Muitas das que sobrevivem durante a gestação sofrem com o debilitante problema de fístula obstétrica.

Doenças evitáveis ou facilmente tratáveis (malária, diarreia e infecções respiratórias) continuam a ser as principais causas de morte de mulheres e crianças.  Outras mortes são causadas por HIV/SIDA , má nutrição, higiene inadequada, falta de água potável e de saneamento básico.

A escuridão espiritual aprisiona as pessoas da África Ocidental ao medo e à dependência de feitiços, vodu, médicos bruxos e práticas culturais e religiosas controladoras. O pouco acesso à educação assim como culturas orais dificulta o alcance das pessoas nas África Ocidental com o evangelho de Cristo. As emissões de rádio cristãs ultrapassam essas barreiras e a escuridão e oferecem-lhes esperança.

O programa de rádio do Projecto Ana, o Mulheres de Esperança, oferece conselhos capazes de salvar as suas vidas, amor e esperança em Jesus Cristo. O Mulheres de Esperança está disponível na África Ocidental em Inglês (Libéria, Gana, Nigéria e Serra Leoa); Bambara (Mali); e em Francês (Benin, Burkina Faso, Costa do Marfim, Mali, Níger e Togo). Ore por estas ouvintes e por recursos para que a transmissão em outros países do Oeste da África se inicie.

Junte-se a nós em oração por estas mulheres!

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Sónia Simões
Coordenadora Nacional
Projecto Ana Portugal
 
 
 
Comece hoje mesmo o seu Grupo de Oração!
Contacte-nos pelo 211 581 128 ou escreva para sonia@radiotransmundial.org
 
 
 Em Julho ore por...



1.      Pelas produtoras do programa de rádio do Projecto Ana (PA), o Mulheres de Esperança (ME), nas línguas Bambara, Inglês e Francês transmitidos na África Ocidental. Ore por sabedoria e força para Ann Seri, coordenadora regional assistente da África Ocidental e por Abdoulaye Sangho, diretor de ministérios da RTM no Oeste da África.

2.      Por sabedoria para Ruth Mbennah, coordenadora regional do PA na África que levanta recursos, lidera, treina e encoraja mulheres nestes países, além de decidir quais os novos ministérios que podem ser sustentados com os seus recursos limitados.

3.      Pelas mulheres na África Ocidental que lutam para sustentar as suas famílias com poucos recursos, pouca educação e praticamente sem a ajuda dos seus familiares e comunidades. Ore para que os cristãos ajudem as mulheres e as meninas a entenderem quão preciosas são para Deus e a reconhecerem a dignidade e a graça que Ele lhes oferece através de uma nova vida em Cristo.

4.      Por bênçãos de Deus sobre as vidas de Karl e Gail, que oferecem sustento para o PA na Libéria. Ore por Esther Bomosy, coordenadora do PA na Libéria, que encoraja 60 líderes de grupos de oração e centenas de intercessoras, através da organização de seminários, entre outros eventos para capacitar mulheres a servirem ao Senhor em todas as áreas das suas vidas.

5.      Para que os programas Mulheres de Esperança continuem a impactar milhares de liberianas duas vezes por semana com palavras de encorajamento nas rádios ELWA e Gbarnga. Ore para que essas mulheres continuem a ministrar às presas adultas e adolescentes.

6.      Por mulheres e meninas que continuam vulneráveis à infecção do vírus HIV/SIDA, violência contra a mulher, pobreza e acesso limitado à educação e assistência médica. “Mulheres e meninas representam 60% da população infectada com o virus HIV/SIDA neste país”. (UNAIDS).

7.      Para que os líderes se responsabilizem pela falta de parteiras na Libéria. Essa falta contribui para o aumento de complicações gestacionais, fístulas e mortes.

8.      Pelos ouvintes do programa ME beniense em Inglês que também alcança ouvintes na Libéria, Gana, Nigéria e Serra Leoa. Uma ouvinte do Hospital Nacional de Ortopedia da Nigéria escreveu: “Estou muito feliz que um programa como o Mulheres de Esperança, seja transmitido através de sua rádio. Devo confessar que estes programas mudam vidas e têm me encorajado, motivado e ajudado a crescer espiritualmente. Lembro-me de alguns temas, como, por exemplo, cuidado com os idosos, escolha do companheiro, como cuidar do seu cônjuge, preparando-se para o casamento, aprendendo a lidar com o cancro e muitos outros. Muito obrigada por abordarem estes temas”.

9.      Por Kim Kargbo, fundadora do Mulheres de Esperança Internacional, que trabalha num dos países mais pobres do mundo e ajuda mulheres deficientes desprezadas pela sociedade e que acabam na rua como pedintes ou na exploração sexual para que possam sustentar os seus filhos. Kim tem interesse em criar uma parceria com o ministério do PA em Serra Leoa, encorajando as mulheres a orar e explorar possibilidades para produção do ME em Inglês e futuramente em Krio. Ore para que as mulheres deficientes encontrem esperança, dignidade, segurança, aceitação e amor num país que acredita que são amaldiçoadas por Deus.

10.  Por Serra Leoa, onde cerca de  da população adulta é analfabeta (Human Development Index). O rádio é um meio confiável e popular neste país. “Mais de 80% da população tem acesso ao rádio e a maioria diz ouvi-lo diariamente”.

11.  Para que as mães em Serra Leoa compreendam os danos emocionais e físicos que causam às suas filhas se persistirem com a prática cultural da mutilação genital feminina, que é comum nesse país. 

12.  Pelos grupos cristãos que suprem actividades geradoras de recursos, como agricultura e fabrico de sabão, para ajudar a manter as crianças na escola, assim como, auxiliar na construção de melhores infraestruturas escolares e na formação de professores.

13.  Por Fabienne Aboua, coordenadora do PA na Costa do Marfim e produtora do ME em francês. Ore pelas mulheres nos crescentes grupos de oração. Ao verem Deus responder às suas orações, as mulheres sentem-se encorajadas a orar juntas. 

14.  Por financiamento para apoiar os ministérios de misericórdia na Costa do Marfim auxiliando mulheres a iniciarem um pequeno negócio e a alcançarem mulheres na prisão.


15.  Pelo suprimento de vacinas, antibióticos, suplementos nutricionais, mosquiteiros para camas, ensino de práticas de aleitamento materno e de procedimentos higiénicos para tratar e prevenir doenças que levam crianças e mulheres à morte na Costa do Marfim. Estima-se que cerca de 87.000 crianças com menos de 5 anos de idade morrem anualmente de doenças que poderiam ser evitadas.

16.  Pelas famílias ao educarem os seus filhos, para que tenham sabedoria e fé inabalável para ensiná-los que as leis de Deus os ajudam a ter vidas saudáveis e produtivas que honram a Deus e que os leva a ter um futuro melhor.  

17.  Pelas mulheres iletradas da África Ocidental, que têm acesso restrito a água limpa, tenham a oportunidade de ouvir os programas ME e aprenderem a ter uma vida saudável.

18.  Pelos ouvintes do ME em Francês que é transmitido a partir de Benin e ouvido em Benin, Burkina Faso, Costa do Marfim, Mali, Níger e Togo. Ore também por uma licença de transmissão em ondas curtas para que outros grupos não alcançados possam ouvir o programa nas suas línguas na Nigéria, Chade, Camarões, Senegal, Guiné e Mauritânia.

19.  Por sabedoria de Deus para os missionários em Benin ao tornarem possível a transmissão dos programas em toda África Ocidental. Ore pela protecção do Senhor sobre eles e suas famílias, pois têm assistência médica restrita num país onde malária, tifoide, febre amarela e meningite são constantes preocupações. Escuridão espiritual devido a influências de outras religiões influentes, feitiços, escravidão infantil e rituais com sacrifícios de crianças são realidades nos bairros onde vivem.

20.  Por sabedoria e finanças para que o Projecto Ana no Gana consiga voltar a traduzir e distribuir os calendários de oração e a produzir o Mulheres de Esperança em Twi.

21.  Por segurança dos viajantes em Gana, uma vez que há muitos assassinatos nas estradas. Ore também pelo desenvolvimento e infraestruturas do país que tem crescido lentamente mesmo depois da descoberta de petróleo. Ore para que os líderes usem os lucros em benefício do povo e das comunidades. O aumento recente dos preços de combustível afetou todos os aspectos da economia da nação, trazendo sofrimento aos cidadãos do Gana, especialmente às mulheres que levam o fardo das dificuldades financeiras.

22.  Pelas Unidade de Apoio à Vítima de Violência Doméstica em Gana que auxilia vítimas de violência doméstica, especialmente mulheres e crianças. Além de ter a responsabilidade de fazer cumprir a lei, a unidade encaminha vítimas para clínicas médicas e para psicólogos, assim como, para serviços de assistência comunitária.

23.   Por mulheres na África toda que oram para que os seus maridos se convertam a Cristo.  Louve ao Senhor que no Gana, os maridos que haviam abandonado as suas famílias, voltaram pra casa e assumiram suas responsabilidades familiares.

24.  Pelos líderes religiosos, para que ensinem os homens a respeitar e proteger mulheres e meninas. Ore para que as mulheres e adolescentes tenham respeito próprio e não permitam que os homens as seduzam, mas que exijam que os homens as tratem com dignidade, casem-se com elas e sustentem a famílias.

25.  Para que as mulheres recebam melhor atendimento médico em Burkina Faso, onde as mulheres têm em média 6 filhos e acesso restrito a assistência médica necessária para partos seguros. O índice de mortes de mães é um dos maiores na África.

26.  Por recursos humanos e financeiros para que as mulheres em Camarões, República Central da África, República Democrática do Congo, Gabão, Guiné, Madagascar, Mauritânia, Ruanda e Senegal possam ouvir sobre o grande amor de Deus através do ME em Francês.
27.  Por Evelyn Barkman (Missionária Canadense), Jeanne Dembélé  (Produtora) e Emma Ballo (conselheira médica e apresentadora) e Becky Cochrane (tradutora) que juntas encorajam as mulheres em Mali a ouvirem o ME em Bambara e a juntarem-se aos grupos de oração do PA. Mali é um país de pobreza extrema e com alto índice de analfabetismo, então o rádio e a mídia são necessários para as mulheres iletradas que têm aparelhos de rádio e celulares nos quais podem ouvir os programas. Louvado seja Deus pelas 22 estações de rádio que transmitem o Mulheres de Esperança em Mali.
28.  Por assistência médica e protecção contra as práticas culturais maléficas em Mali. “Menos da metade das mulheres no país dão à luz com a assistência médica adequada, e a mutilação genital feminina afecta aproximadamente 92% das mulheres em Mali”.  

29.  Pelos ministérios do PA na África Ocidental que oram a Deus para continuar a transformar corações para Sua glória. O Senhor tem tocado os abatidos de coração, os temerosos, os solitários e os desesperados. O Seu amor convida mulheres a receberem a Sua alegria e paz apesar das circunstâncias.

30.  Pelas mulheres isoladas por crenças culturais e religiosas controladoras e fanáticas que são hostis ao evangelho. Muitas só conseguem ouvir sobre o amor de Deus por elas e sobre o dom da salvação secretamente em suas casas através de programas de rádio.

31.  Para que os líderes se mobilizem para evitar o abuso conjugal e infantil. Ore por mulheres que são abusadas e violadas nos seus lares, e sofrem traumas físicos e emocionais diariamente.



Ajude-nos a sustentar este Ministério de Oração com as suas ofertas!
(elas são dedutíveis no IRS)
NIB 0035 0773 00003541 730 70
Conta CGD 003541-730


Se desejar receber o nosso calendário de oração mensal (gratuitamente), envie-nos um e-mail para sonia@radiotransmundial.org
Junte-se a nós neste movimento de oração mundial!!!






 

Sem comentários: