domingo, 5 de julho de 2015

Nestas férias cuide do seu interior...#Dia 18




ENSINAR É AMAR 

"Que os mandamentos...ensines continuamente aos teus filhos..." - Deuteronómio 6:6-7

Muito se fala da questão da disciplina e do problema que hoje as famílias enfrentam com a falta de tempo para os filhos e para a relação de amor entre o casal. É verdade que em gerações passadas, as crianças mal viam a figura paterna ou porque trabalhava longe, ou porque os homens dessa época achavam que as crianças deveriam ser educadas pela mãe. Mas o que é certo é que havia uma qualidade, um valor, inerente a todas as famílias, fosse ele vivido em pleno ou imposto: o respeito.

Os professores na escola eram olhados com admiração, simpatia, veneração, até, alguns com receio e temor, mas todos estes sentimentos tinham a cimentá-los um respeito profundo por aquelas pessoas que gastavam o seu tempo a ensinar, a formar e a educar também. Esse valor parece perdido. Digo parece, porque ainda vou vendo aqui e acolá alguns restos de uma qualidade quase rara, que está intrinsecamente baseada em algo chamado disciplina no lar. A disciplina, o ensino do comportamento, chama a atenção da criança e do jovem que a regra não está a ser cumprida, podendo então utilizar-se vários métodos para reforçar esse cumprimento. O problema reside no facto que os pais acham ser desnecessário haver regras e, existindo, podem ser infringidas ou esquecidas e de as crianças, como é notório, saberem muito bem contornar o que não querem fazer, enganando, mentindo, esquecendo...
 
E aí entramos num ciclo vicioso: os meninos não aprendem regras em casa, não são corrigidos quando as quebram, vão para a escola e lá o comportamento continua. Os professores tentam de algum modo colmatar essa deficiência e logo os pais se revoltam contra os professores e o ciclo não termina.

Será que podemos fazer alguma coisa numa situação tão deprimente como esta?

Pessoalmente, penso que sim. Acho que pais e educadores de uma vez por todas têm de se concertar para levar a bom termo a formação das crianças por quem são responsáveis. Não sei se isto passa por mais reuniões, por processos de terapia, nem me compete a mim dar alguma opinião sobre o modo de agir, apesar de ter algumas ideias, mas acho urgente que as crianças saibam que aquelas pessoas chamados “profes” e “sotores” estão a cumprir um papel importantíssimo que consiste em prepará-las para a vida académica e profissional e que têm todo o interesse levar essa tarefa a bom termo.

Pais, ainda é tempo de parar esta onda de permissividade e de indisciplina. Comecemos com coisas pequenas, como horários a cumprir, tarefas a executar, horas para estudar e para lazer, passos pequenos que podem ajudar, quando a criança e o jovem se deparam com as pressões e exigências da escola.

A Palavra de Deus fala muito sobre ensinar, instruir, inculcar nos filhos os valores bons e saudáveis para uma vida feliz. Ganhe coragem e comece HOJE!

Texto da autoria de Sarah Catarino retirado do programa de rádio Mulheres de Esperança (Projecto Ana) produzido pela Rádio Transmundial de Portugal.

Sem comentários: