quinta-feira, 2 de julho de 2015

Nestas férias cuide do seu interior...#Dia 15




QUANTO VALHO?

" Portanto, não temam, porque valem mais do que muitos pássaros." - Lucas 12:7

Esta pergunta lembra-me um episódio da Bíblia que retrata muito bem o assunto da auto-estima. É a história de Gedeão, um homem que viveu num tempo em que a sua terra estava sobre o domínio de uma nação estrangeira que não apenas humilhava o povo de Israel, mas pilhava tudo o este semeava e plantava. 

A narrativa começa com este homem, fechado dentro de um lagar, malhando o milho,com medo que os Midianitas viessem e roubassem o que conseguira colher.

De repente, o Senhor aparece-lhe e diz-lhe estas palavras: “O Senhor é contigo, homem valoroso”. Será que Deus se enganou? Onde estava o valor do homem, escondido no lagar, a malhar o seu trigo, com medo dos opressores?

Gedeão não aceita aquele elogio de Deus e argumenta com Deus com palavras que nada têm a ver com o que o Senhor acabara de falar.

Quantas vezes nos elogiam e nós, em vez de ficarmos felizes, ignoramos ou fingimos que ignoramos o elogio, para continuar uma conversa com um sentido totalmente diferente. Já lhe aconteceu, eu sei...

Mas Deus ainda disse mais coisas surpreendentes: “Vai nessa tua força, Gedeão e liberta o teu povo da mão dos Midianitas”.

O que é que Deus está dizer? Que aquele homem, apesar de amedrontado, de escondido, tem alguma força, capaz de libertar uma nação! Mas o nosso Gedeão responde com um argumento que demonstra a sua baixa auto-estima: “Ai! Eu sou o mais novo, o menor da minha família! Ai, a minha família é a mais pobre em Israel”.

Quantas vezes, o facto de termos uma condição social diferente do nosso colega ou amigo nos fazem sentir inferiores ao ponto de não vermos o valor que Deus colocou em nós. Só porque a nossa família é pobre, isso não significa que somos menos. Só porque não podemos usar roupa de marca, isso não faz de nós seres inferiores.

Gedeão teve que chegar ao ponto de reconhecer que o Deus que lhe falava o escolhera por Seu desígnio, para um trabalho que mais ninguém poderia fazer. Quando entendeu o propósito de Deus, diz a Bíblia que “tomou dez homens de entre os seus servos (afinal não era assim tão pobre, porque tinha criados...) e fez como o Senhor lhe dissera: e sucedeu que temendo ele a casa de seu pai e os homens daquela cidade, não o fez de dia mas de noite (Juízes 6:27). Gedeão já está no caminho da vitória, e não vai de dia, para não dar muito nas vistas, mas de noite. Se tem uma Bíblia leia o capítulo 6 e seguintes para ver o que aconteceu com este homem tão complexado e com tão baixa auto-estima.

Se pegarmos numa nota de 100 euros, o seu valor não depende do facto de ser nova, lisa, direitinha; mesmo amachucada, cortada e suja, ela valerá sempre 100 euros, porque o seu valor é intrínseco. Está nela.

Consigo é o mesmo. Deus colocou valor na sua vida quando deu Jesus, o Seu amado Filho para morrer por si na cruz. Sempre que esses pensamentos vierem amarfanhar as suas emoções, pense na cruz, onde Deus mostrou o Seu amor por nós e veja o quanto Ele nos ama, quanto valor Ele colocou na nossa vida e agradeça-lhe. Em vez de queixas e de ais, agradeça, de coração.

Texto da autoria de Sarah Catarino retirado do programa de rádio Mulheres de Esperança (Projecto Ana) produzido pela Rádio Transmundial de Portugal.

Sem comentários: