terça-feira, 30 de junho de 2015

Nestas férias cuide do seu interior...#Dia 14


BELEZA, A QUANTO OBRIGAS...
"Encantos são enganosos e beleza ilusão, mas a mulher que respeita o Senhor é digna de elogio." - Provérbios 31:30
 
É verdade que a nossa aparência física é uma das grandes avenidas para que a nossa auto-estima seja fortalecida. Ela está relacionada com a maneira como nos vemos, a nossa auto-imagem.

Não admira, pois dia a dia somos confrontadas com mulheres perfeitas. Que digo eu? Perfeitas? Esquecemos que muito do que vemos nos filmes, capas de revistas, cartazes são montagens, jogo de luzes, arte fotográfica e mais umas quantas coisas. Quando um dia encontramos na rua uma dessas “estrelas” da beleza e perfeição, ficamos espantadas. Afinal ela não é alta, ao fim e ao cabo os olhos dela não são azuis, o peito firme e do tamanho certo foi moldado por um soutien feito especialmente para o efeito.

Desejar ser bela é algo inerente à nossa condição de mulher. Deus deu-nos o sentido de beleza de uma maneira apurada e única. Por isso levamos tanto tempo a enfeitar-nos e a embelezar-nos. Mas na realidade o que nos leva a desejar ser belas é o nosso anseio de amor e de aceitação. Quando somos amadas, sentimo-nos belas. Esta busca da beleza está no coração de todas as mulheres. Não há nada de errado nisso. Errado é quando o valor que damos a nós mesmas, está ligado a uns quantos centímetros e uns tantos quilos. Deixamos de pensar na nossa beleza de forma natural e começamos a aceitar dentro de nós mentiras que não nos deixam ver como realmente somos. Todos nós já assistimos a programas televisivos onde as mulheres entram numa clínica para serem transformadas. Através de uma sucessão de cirurgias, são corrigidos os seus defeitos, até que o produto final é uma mulher sofisticada, sensual, bem vestida e, segundo esses programas, com uma auto-estima curada.

Tenho visto muitos desses programas e há uma coisa que me toca profundamente. Na parte final, quando a mulher aparece à família e aos amigos que a esperam ansiosos, há gritos e exclamações de espanto, de alegria e até lágrimas. E agora vem o mais importante: as pessoas da família e os verdadeiros amigos, todos, sempre, dizem o mesmo: “Eu amava-a como ela era, eu gostava dela do jeito que era, ela é linda por dentro e agora ficou linda por fora...” e outros comentários semelhantes. Significa isto, que o valor daquela mulher não se encontrava na sua aparência, mas na sua pessoa. O nosso corpo seja ou não proporcionado, é uma obra de arte inigualável, um mecanismo dos mais complexos e um invólucro de uma pessoa especial e única.

Há muito tempo, o apostolo Pedro ao escrever uma carta importante aos crentes do seu tempo, disse sobre as mulheres: “Não seja o adorno delas no exterior, no frisado dos cabelos, nos adereços de ouro, no aparato do vestuário, mas sim o homem interior do coração, ligado a um trajo incorruptível de um espírito manso e tranquilo que é de grande valor diante de Deus”.

Não é muito difícil deduzir por estas palavras que, a verdadeira beleza vem do nosso interior. Isto é, aos olhos de Deus a verdadeira beleza está relacionada com o nosso espírito, porque Ele vê o que está no nosso interior. Uma mulher pode ser a mais perfeita por fora, mas olhe, se o seu comportamento e atitude forem pobres, defeituosos, de que serve o resto?

Deduzimos também pelas palavras de S. Pedro que a verdadeira beleza é única. Quem me dera ter entendido, quando era mais nova, que pelo facto de não ser bonita como os meus irmãos, eu era única! 

Porque nos detemos diante de um espelho querendo ser outra pessoa e desprezando a obra singular do Criador? É evidente que não estamos contra o facto de uma mulher se arranjar, se cuidar, vestir roupa que lhe fique bem, mas de uma mentira que nos isola e nos violenta, ao ponto de não amarmos a pessoa que somos.

Mesmo que o seu corpo não corresponda aos padrões estéticos da nossa civilização, cada pormenor foi colocado pelo Senhor. Já pensou que se Deus é o Criador de toda a beleza, até isso que você considera feio, está dentro do padrão de beleza de Deus? Quando Ele olha para nós, vê-nos seres bonitos, porque nos ama. 

O nosso valor é medido pelo que Deus diz, não pelas nossas ideias nem pelas ideias dos outros.

Quero fazer consigo uma pequena oração:

"Senhor, perdoa-me por todos os conceitos errados a meu respeito. Compreendo que me aceitas como sou, uma mulher valiosa, porque fui criada por ti. Sei que me amas porque enviaste o Teu Filho Jesus para redimir a minha vida. Declaro hoje que não vou continuar a denegrir-me, a menosprezar-me, a humilhar-me por conceitos que nada têm a ver com o Teu propósito para a minha vida. De hoje em diante recuso aceitar todos os pensamentos negativos que querem tirar de mim o valor que vês em mim.
Obrigada, Senhor."
 


Texto da autoria de Sarah Catarino retirado do programa de rádio Mulheres de Esperança (Projecto Ana) produzido pela Rádio Transmundial de Portugal.

Sem comentários: