segunda-feira, 29 de junho de 2015

Nestas férias cuide do seu interior...#Dia 13

E DEUS FEZ UM JARDIM...
"Samuel ia crescendo e o Senhor estava com ele..."
I Samuel 3:19
 
Desde muito pequena, a criança desenvolve o auto conceito – conjunto de valores e crenças, conscientes ou acessíveis à consciência, assim como atitudes e opiniões que a ela tem de si mesmo na sua inter-relação com os outros, com o mundo e com tudo o que a mente pode alcançar – baseado na relação com os outros.  

Ao auto conceito estão ligadas as emoções – das quais fazem parte sentimentos como a afectividade, a gratidão, a angústia, a culpa, a compaixão, além de outras. Estes são desenvolvidos no seio da família.

Sabe que quando Deus criou os primeiros humanos, colocou-os num jardim. Poderia tê-los deixado no deserto, numa selva, num lugar rochoso e inóspito, mas não. Colocou-os num jardim. Porquê? Porque um jardim é um lugar de ordem e de cuidado. Num jardim as plantas e árvores são podadas, fertilizadas, limpas e muitas vezes encostadas a outros vimes para poderem crescer direitas e lindas. Um jardim é um lugar de trabalho contínuo. Tem que haver rega, limpeza, ambiente certo para cada qualidade de vegetação.

Pois a família deveria ser isso mesmo – um jardim. A auto-estima de uma criança é fruto de um trabalho de jardineiro, isto é, muito cuidado, rega correcta, ambiente certo. Há dias em que as folhas mortas ou inúteis têm que ser tiradas e há dias em que é necessário encostar a pequena flor ou planta a algo mais forte, para que cresça direita, sem defeitos.

Disse que o jardim é um lugar de trabalho contínuo. O mesmo se diz da família. Trabalho sem interrupção. Dedicação completa e atenção cuidada, para as pequenas alterações que podem ser vistas nas plantas maravilhosas que Deus colocou na nossa casa. Nenhuma lágrima, nenhum amuo, nenhuma resposta menos correcta, podem ou devem ser deixadas como se de nada valessem. Tudo tem uma razão e os pais, quais jardineiros, têm de conhecer o motivo, para que os filhos cresçam conscientes de quem são e como são, sem medos, sem complexos, aceitando-se a si e aos outros.

A ideia de Deus para o mundo é e será sempre, a de um jardim. Infelizmente, o homem tem-no devastado, transformado, desertificado, empobrecido e cortado tantas coisas importantes, algumas delas já em vias de extinção.

Não faça isso com o seu jardim! Cuide bem para que cada uma das suas plantinhas cresça saudável e com uma consciência normal de si mesma, dos outros e de um Deus que planeou tudo tão perfeito, para que ninguém vivesse sozinho, nem crescesse sem ajuda.

Faça o seu filho entender o seu valor através do conhecimento de que Deus o criou com um propósito, o ama tal como é e deseja para ele o melhor – tal como você.

Texto da autoria de Sarah Catarino retirado do programa de rádio Mulheres de Esperança (Projecto Ana) produzido pela Rádio Transmundial de Portugal.

Sem comentários: