quarta-feira, 24 de junho de 2015

Nestas férias cuide do seu interior...#Dia 7





NA MENTE OU NO ESPÍRITO?


"A vontade de viver ajuda a vencer a doença; " - Provérbios 18:14


Quando conversamos sobre os problemas que afectam a nossa civilização, não o fazemos pelo prazer de falar em coisas difíceis ou negativas, mas porque sabemos que algures, uma pessoa,  cujo nome até desconhecemos, precisa de ouvir uma palavra de esperança para a sua vida.


Sinceramente, a doença de Alzheimer é uma das que me aflige muito. Deve ser triste e doloroso chegar um dia em que não seremos capazes de nos lembrar sequer de quem somos. Conheci algumas pessoas que sofreram desta doença e vi, à medida que os anos passavam, como ficavam cada dia mais longe da realidade e, portanto, mais longe dos que as amavam.


Mas nós somos um ser tão especial, feito de um modo tão maravilhoso - não somos apenas físico, mental, emocional, mas também espiritual.


E acredite-se ou não, a doença de Alzheimer não entra no espírito de alguém que ama a Deus, que O conhece, que toda a vida fez do Senhor o seu companheiro, o seu refúgio e a sua força.


Estou a lembrar-me de uma senhora que conheci há alguns anos. Chegou a um ponto que não conhecia nem o marido nem as filhas. Mas havia algo de alegria e de paz nos olhos daquela mulher. Era como se ela guardasse um segredo que não partilhava com ninguém. De vez em quando, do profundo da sua “ausência” para com a vida, e ficava normal durante minutos. Quando? Quando ela ouvia alguém ler a Bíblia, quando ouvia cantar louvores a Deus ou, quando o marido orava ao seu lado. Depois daqueles breves minutos, ausentava-se outra vez para o seu mundo de silêncio e sombras. Não sei se os médicos ou psicólogos poderão explicar isto em termos científicos, mas esta é a realidade.
 

O que estou a querer dizer é que, porque somos seres também espirituais, importa que bem cedo, estejamos em paz com Deus, nos cheguemos a Ele em fé e em contrição de coração, pedindo-Lhe que venha à nossa vida e faça morada no nosso coração, pois nenhum de nós pode saber o que a vida lhe reserva no futuro.


Olhando para aquela senhora que um dia fora uma mulher tão elegante e prendada, as pessoas lamentavam o que se passava, mas quando ela sorria para os que a rodeavam, todos sabíamos que no seu espírito havia paz, havia segurança e nenhuma doença lá tinha chegado.


Qualquer que seja o momento da vida em que nos encontramos, é essencial que essa parte do nosso ser que é eterno, encontre em Deus, que colocou a eternidade no nosso coração, essa paz e essa segurança não apenas para o futuro, mas para o dia-a-dia da nossa existência. Não estamos a apresentar qualquer receita religiosa, mas a levá-la a Jesus Cristo, o único caminho para que encontre Deus e n’Ele a paz e a alegria para a Sua vida. A nosso intenção é ajudá-la a encontrar este caminho e esta felicidade.

Texto da autoria de Sarah Catarino retirado do programa de rádio Mulheres de Esperança (Projecto Ana) produzido pela Rádio Transmundial de Portugal.


Sem comentários: