segunda-feira, 29 de junho de 2015

Nestas férias cuide do seu interior...#Dia 12


QUANDO A BALANÇA É UMA OBSESSÃO - ANOREXIA
"Hei-de purificá-los dos pecados que cometeram contra mim, e hei-de perdoar-lhes a sua rebelião." - Jeremias 33:8
 
Há uns anos atrás, encontrei-me com uma rapariga que sofria de anorexia. Fizera já várias tentativas para livrar-se do problema, algumas com resultado, mas voltava à mesma situação passado algum tempo. Na ocasião em que a conheci, não notei muito a sua magreza, mas um coisa nunca esquecerei - o seu olhar. Era como se de repente a palavra desespero se materializasse naqueles olhos azuis.

Sentei-me junto dela e ouvi a sua história. Por entre lágrimas, contou-me o seu percurso, a sua dor, o vazio que a invadia sempre que a levavam para o hospital e, por fim, o facto de não conseguir perdoar-se a si mesma pela sua autodestruição.

Quando alguém entra numa rota tão destrutiva como esta, mesmo depois de clinicamente curada, continuará a experimentar muita dor e o mesmo sentimento que invadia essa moça com quem falei – falta de perdão pelo que fez. 

Li uma lenda interessante de um padre que, numa cidade do interior dos Estados Unidos, cometera um pecado grave na sua juventude e que, apesar de ter pedido perdão a Deus, passou a vida inteira a carregar o peso desse pecado. Não tinha a certeza se Deus o perdoara.

Um dia ouviu falar de uma senhora idosa que, segundo as histórias que se contavam, tinha visões e conversava com Deus. O padre encheu-se de coragem e foi visitá-la. Ela convidou-o a entrar, ofereceu-lhe uma chávena de chá e quando a visita estava a terminar, fitando a senhora, o padre perguntou: “É verdade que a senhora costuma ter visões e que conversa com Deus?” “Sim”, disse a senhora, “é verdade”.

“Então, da próxima vez que a senhora falar com Deus podia fazer-Lhe uma pergunta?” A senhora ficou muito admirada com o pedido, mas quis saber qual era a questão que o padre desejava que ela colocasse a Deus.

“A senhora não se importa de perguntar a Deus qual foi o pecado que este padre cometeu quando era jovem?” Passadas algumas semanas o padre voltou a visitar a senhora. “Então teve alguma visão recentemente? E falou com Deus?” perguntou ele. “Sim”, disse a senhora.

“E perguntou a Deus qual foi o pecado que eu cometi quando era jovem? Ele respondeu?” “Sim”, disse a mulher. “Ele disse-me que não se lembra!”

É isso mesmo. Deus não apenas perdoa os nossos pecados como os esquece. Contei isto àquela mulher jovem com quem falei. Disse-lhe que o seu comportamento, o mal que causara ao seu corpo, à sua saúde e a preocupação que trouxera à sua família estavam não apenas perdoados, mas esquecidos por Deus!

Aquela reunião continuou no dia seguinte. Estava curiosa por ver a jovem com quem falara. Quando ela entrou, a diferença era enorme. Os seus olhos não tinham mais desespero, mas luz, o seu rosto, apesar de magro, tinha a cor de uma beleza a desabrochar e o mais belo ocorreu quando ela pediu licença para ir à frente cantar. Há muitos anos que não cantava, perdera a força, mas naquele dia a sua linda voz de soprano subiu ao céu num louvor maravilhoso de gratidão a Deus pelo Seu perdão e pelo Seu esquecimento.

Querida amiga, qualquer que seja a dependência em que se afundou, saiba que Deus é poderoso para curá-la, perdoá-la e esquecer todo o seu pecado e todos os seus comportamentos errados.

A Palavra de Deus diz que “assim com o oriente está longe do ocidente, assim Deus afasta de nós as nossas transgressões “. A distância entre o oriente e o ocidente é bastante razoável, não? Deus esquece o nosso pecado, quando nos voltamos para Ele e,  através de Jesus Cristo, pedimos o Seu perdão. Depois... podemos cantar outra vez!
 

Texto da autoria de Sarah Catarino retirado do programa de rádio Mulheres de Esperança (Projecto Ana) produzido pela Rádio Transmundial de Portugal.

Sem comentários: