sábado, 27 de junho de 2015

Nestas férias cuide do seu interior...#Dia 10


AMIGOS PARA SEMPRE
"Vai em paz, porque o juramento que fizemos um ao outro foi em nome do Senhor; e o Senhor é nossa testemunha para sempre" - I Samuel 20:42

É interessante ouvir uma conversa entre amigos. A amizade é um conceito muito belo. Ela é feita de companheirismo, cumplicidade, lealdade, disponibilidade e muitas vezes, sacrifício.

A Bíblia, a Palavra de Deus, diz que a “pessoa que tem muitos amigos, pode dar-se por feliz, mas há um amigo mais chegado que um irmão”. Essa pessoa tão chegada, só pode ser Deus. Mais chegado que um amigo e mais chegado que um irmão. Sim, porque os amigos podem distanciar-se e os irmãos deixar o nosso convívio, mas Ele, o Senhor, nunca nos deixa.

Nesta meditação, gostava de vos contar a história de dois amigos muito especiais, descrita na Bíblia. Um dos rapazes era o príncipe herdeiro ao trono de Israel. Chamava-se Jónatas, enquanto o outro era David, um jovem pastor de ovelhas, com algum talento para poeta e músico. Conheceram-se por causa de guerras e escaramuças no território de Israel. Tornaram-se amigos. David, embora não tivesse sido treinado como soldado, possuía bravura, destreza e muita coragem. À medida que o tempo foi passando, no palácio do rei de Israel, começou a haver algum desconforto. O rei não estava bem, não procedia correctamente, desobedecia àquilo que sabia ser a vontade de Deus e, acima de tudo, tinha inveja de David. Apercebera-se já que Deus tinha um grande futuro para aquele jovem e isso, roía-o de ciúme. 
 
Longe de toda essa inveja, Jónatas e David construíam a sua amizade, passo a passo. Imagino-os dando longos passeios a cavalo, pelos campos, correndo atrás da caça, sentando-se na relva verde e adivinhando as várias espécies de pássaros pelo seu cantar. Vejo-os sentados num muro, à luz das estrelas, confidenciando os sonhos de homens jovens e belos. Vejo David a dedilhar a sua harpa e a cantar salmos a Deus, enquanto Jónatas pensa, pensa muito no seu futuro e na sua nação. E um dia, David conta-lhe que o profeta o ungira para ser o próximo rei de Israel. Deveria ser Jónatas, na linha de sucessão, mas Deus tinha outros planos em mente.

Num gesto de profundo desprendimento e humildade, Jónatas teve um gesto que só uma amizade absoluta poderia produzir: despiu a sua capa de príncipe (o sinal da sua estirpe), a sua armadura (o sinal da sua protecção), a sua espada e o seu arco (o sinal da sua autoridade militar) e o seu cinto (o sinal da sua vulnerabilidade) e deu tudo a David. Algum tempo depois, numa conversa ainda mais séria, Jónatas pede a David que prometa que um dia, ao ser rei, protegerá a sua descendência.

A amizade destes dois termina no dia em que Jónatas morre na batalha. David fica com o seu coração despedaçado de desgosto. 

Um dia, já rei, David recorda o seu grande amigo, lembra-se da sua promessa e manda procurar algum descendente de Jónatas, para lhe fazer bem em memória de uma tão grande amizade.

Às vezes, quando leio esta história, penso para comigo: "Já não há amizades destas". 

Mas não é verdade: ainda há pessoas que, sem olharem ou pensarem em si mesmas, são capazes de dar tudo o que têm de mais precioso, para que aos seus amigos nada lhes falte.

Esta história de amizade leva-me a uma outra. À de um jovem chamado Jesus. Ele disse que não é estranho que um amigo dê a sua vida pelo seu amigo, mas pelos seus inimigos está fora de questão. Mas Ele, Jesus, fez isso por nós, quando éramos ainda Seus inimigos. 

Por causa deste amor, ainda hoje, podemos contar com Ele em qualquer momento da nossa vida. Mesmo que os outros falhem, mesmo que as pessoas que mais amamos se afastem, Ele nunca vai deixar-nos. Fica mais junto que um irmão, mais perto que o melhor dos melhores amigos.

Que consolo saber isto! Que consolo ter a certeza que a Sua amizade é para sempre, que doçura sentir a Sua presença nos momentos de maior necessidade da nossa vida! 

Saiba que o Senhor Jesus, ainda hoje, quer tornar-se o seu melhor amigo. Abra-Lhe o seu coração, convidando-o a entrar na sua vida e deixe que Ele lhe proporcione tudo o que um amigo de verdade pode dar: fidelidade, companhia, alegria, consolo e riso. Não me enganei - Jesus pode dar riso à sua vida! Experimente a Sua presença. É muito mais do que eu consigo explicar. Muito mais!
 
 
Texto da autoria de Sarah Catarino retirado do programa de rádio Mulheres de Esperança (Projecto Ana) produzido pela Rádio Transmundial de Portugal.

Sem comentários: