quinta-feira, 18 de junho de 2015

Nestas férias cuide do seu interior...#Dia1



A História das Trinta Libras
(Dois Anos de Programa)

"Pois eu digo-vos que ao que tem dá-se-lhe mais, mas ao que não tem tira-se-lhe até o que possui." - Lucas 19:26

Olhando para trás nestes dois anos de programa, tantas coisas sobem ao meu coração:

Lembranças das lutas para começar este trabalho, da incompreensão de alguns, da alegria de abençoar tanta gente e sobretudo da fidelidade de Deus que nunca nos deixou, nem um segundo sequer.

Lembro-me como se fosse hoje o nosso primeiro programa: estávamos tão nervosas (eu, sobretudo), porque íamos ser avaliadas pela nossa chefe Marli . A preocupação para que tudo corresse bem, o empenho que naquele dia colocámos em todos os pormenores e a resposta de encorajamento e força da nossa chefe, tudo isso tornou esse dia tão especial. Eu estava muito nervosa nessa tarde, sei exactamente o que disse, mas embora ninguém notasse, por dentro tremia... Passados dois anos, ainda sinto o mesmo friozinho, não porque tenha dificuldade com as palavras, mas porque o que fazemos não é um passatempo qualquer, mas uma responsabilidade que Deus nos entregou e que tem resultados eternos.

Rebuscando na minha alma o que deveria escrever para lembrar esta aventura, recordei-me de uma história contada por Jesus Cristo. Ele era um contador de histórias único: 

Era uma vez um homem de nobre linhagem que estava prestes a ser rei. Como possivelmente na sua capital não tivesse muito apoio político, resolveu fazer a cerimónia da coroação num lugar distante, onde a sua fama ainda não tinha chegado. Antes de partir, chamou dez dos seus mais fiéis servos e entregou a cada um a soma de 3 libras. Com estas libras, os dez servos tinham que negociar. O final contemplado pelo nobre não era tanto o “fazer dinheiro” mas o “fazer carácter”. Negociar? Como? Com quem? 

Toda a vida tinham sido escravos da sua rotina, das suas tarefas mais baixas agora, tinham sido promovidos a empresários!

Não sei como fizeram, mas o que a Bíblia diz é que os homens procederam exactamente como o seu senhor lhes pedira.

Quando o nobre voltou, agora já coroado rei e com mais autoridade, chamou os escravos-empresários e quis saber o que tinham feito com as 3 libras que haviam recebido. A história fala apenas que o rei chamou três, dos dez servos.

O primeiro, com toda a humildade disse: “Senhor, negociei as tuas libras e aqui tens o resultado: 30 libras”. O homem tinha cumprido a sua responsabilidade e negociado com o montante que o rei lhe entregara. Usando todas as oportunidades, aumentou o seu pecúlio 10 vezes mais e foi por isso nomeado governador de 10 cidades – uma completa fidelidade trouxe-lhe total responsabilidade.

O segundo servo, que não tinha sido tão diligente e ambicioso, trouxe apenas 15 libras. O seu sucesso fora parcial, mas mesmo assim a sua responsabilidade foi aumentada, pois foram-lhe dadas 5 cidades para governar.

O terceiro não podia relatar qualquer lucro. Havia escondido o seu dinheiro num pano. Quando lhe foi perguntado porque é que não negociara como os outros, o homem abriu-se e condenou-se a si próprio ao fazer afirmações erradas a respeito do rei. O monarca tirou-lhe o dinheiro e entregou ao que tinha negociado mais, dizendo-lhe que deveria pelo menos ter posto o dinheiro no banco para recebê-lo com alguns juros. Este servo cometeu o “pecado de omissão”. 

Infelizmente é aqui que muita gente erra, pois cometemos pecado quando ”não fazemos” o que nos é pedido.

A moral desta história tem a ver com algo muito precioso que se tem passado nestes poucos anos da nossa história como programa   MULHERES DE ESPERANÇA.  Deus entregou-nos uma tarefa a cumprir. Através do nosso amor a Ele e da importância dessa tarefa, somos incentivadas a fazer crescer aquilo que Ele nos entregou.

Servimos um Deus que é absolutamente Fiel. A Bíblia diz que Ele é assim, mesmo quando nós somos infiéis. Mas quando Ele se agrada daqueles a quem tem dado talentos, capacidades e que, por amor a Ele, fazem o máximo para que o Seu Reino cresça!

Neste ministério temos a mensagem mais rica e preciosa que qualquer homem ou mulher podem ouvir: 

·        Que Deus nos ama com um amor infinito, que por causa desse grande amor, entregou o Seu Filho Jesus Cristo como oferta, no altar do Calvário, para a purificação dos nossos pecados.

·        Que por causa desta nova vida que podemos usufruir n’Ele, somos restaurados à plenitude do nosso ser, como sempre foi a intenção de Deus.

·        Que Deus tem um plano perfeito para cada mulher e cada homem e que Ele se alegra quando vivemos segundo esse plano e propósito.



Não é possível guardar a preciosidade de tal tarefa numa gaveta, amarrá-la num lenço, escondê-la do olhar de quem passa. Temos que proclamá-la aos quatro ventos, dizê-la ao ouvido dos amigos, cantá-la à alma sem esperança, sussurrá-la junto ao rosto do moribundo. 

O que estamos a fazer com as nossas libras? O que é que cada um de nós recebeu das mãos do rei como bem, como legado? Guardamo-lo para nós apenas, ou partilhamos esse bem com a humanidade?

Texto da autoria de Sarah Catarino retirado do programa de rádio Mulheres de Esperança (Projecto Ana) produzido pela Rádio Transmundial de Portugal.
 

Sem comentários: