quinta-feira, 25 de junho de 2015

Nestas férias cuide do seu interior...#Dia 8






O SEIO DA MÃE
"Mas pode uma mãe esquecer o seu bebé..." - Isaías 49:15

A mulher prepara-se para ser mãe. Lê imensos livros, faz cursos e assiste às aulas de preparação para o parto. Algumas fazem ginástica, tratam dos seios para que não criem estrias, mas nenhuma sabe, nem imagina o que vai sentir, quando pegar no filhinho recém-nascido e o encostar ternamente ao peito, ajeitando a cabecinha de cabelos finos como a seda. De repente aquela coisa pequenina, com cheiro de jasmim, de olhos fechados, abre a boquinha sofregamente e estrangula o mamilo da mãe. Ela sente a força do leite, como se fosse um rio lento e quente a sair de dentro de si desaguando dentro da boca ávida de um ser que é seu, que depende dela para sobreviver! 


Esse é um dos instantes de supremo prazer na vida de uma mulher. E um momento também de completa humildade, diante de um Deus que nos formou de forma tão singular, que programou o nosso corpo de mulher com tudo o que é necessário para fabricar o leite perfeito para amamentar o pequeno ser que veio ao mundo.


A minha mãe contava do desgosto que sentiu ao fim de algumas semanas, quando descobriu que não tinha leite para amamentar-me. Por sorte, uma senhora amiga e vizinha dera à luz uns meses antes e assim, a minha mãe levava-me até ela para ser alimentada. (Outra história milagrosa, uma mulher que partilha com outra criança o que é do seu filho...)


Acredito que quando Maria de Nazaré, pegou no menino Jesus e lhe deu de mamar pela primeira vez deve ter sentido o mesmo que todas as mães: um misto de ternura, de capacidade sem fim e ao mesmo tempo de profunda reverência, pois encostado ao seu seio jovem, estava o Filho de Deus, nascido com a missão de um dia salvar o Seu povo dos seus pecados.



Acho que todas as mães que nos lêem e que neste momento amamentam, fazem-no com o mesmo desejo e sentido de responsabilidade da mãe de Jesus: que um dia, o seu filhinho, seja um homem ou uma mulher de bem, de princípios, de valores. Será este momento uma hora feliz para elevar ao Senhor uma prece de gratidão pelo dom da maternidade e uma oração pelo seu bebé e por todos os meninos do mundo que já não têm leite de mãe, nem de outra fonte. Esse é um momento de supremo recolhimento, não apenas físico, mas emocional e espiritual.


Texto da autoria de Sarah Catarino retirado do programa de rádio Mulheres de Esperança (Projecto Ana) produzido pela Rádio Transmundial de Portugal.

Sem comentários: