domingo, 28 de junho de 2015

Nestas férias cuide do seu interior...#Dia 11

O PAPEL SUPERIOR DA MULHER
"Lembro-me bem da tua fé sem fingimento, como a que tiveram ante de ti a tua avó Loide e a tua mãe Eunice;" - II Timóteo 1:5

Ao realizar uma pesquisa encontrei um artigo de uma psicóloga, Maria de Fátima Oliveira, onde afirmava queo nascimento da vida psíquica num bebé começa na relação que é estabelecida com a mãe.” 

Essa relação é fundamental para o desenvolvimento afectivo, social e até físico da criança. Na realidade o rosto da mãe é o primeiro a surgir no espaço visual de uma criança. Por causa da vida agitada e activa das mulheres no mercado do trabalho, são obrigadas a deixar esses seres pequenos e indefesos entregues aos cuidados de outras pessoas. O vínculo afectivo que se estabeleceu durante alguns meses parece que se quebra quando a mãe leva o seu pequeno para a creche ou infantário pela primeira vez.

Acredito que há instituições onde as funcionárias que prestam serviço às crianças, fazem-no não apenas como meio de ganhar o seu sustento mas como um sacerdócio maternal no lugar de alguém que não pode cumpri-lo. Infelizmente, porém, há muitos lugares onde as crianças não são vistas como seres totais, mas como objectos que precisam ser limpos, lavados e alimentados. E sejamos realistas: por melhor programa que o infantário ou a creche desenvolva, nunca poderá resolver todos os problemas da criança pois para isso ele precisa imprescindívelmente da mãe.

O que me apoquenta a mim, que fui mãe há muito tempo e que já tive netas em infantários, não é propriamente o facto da criança ser deixada durante longas horas, longe do seu ambiente familiar e doméstico. O que me perturba é que há mães que encaram o infantário como um alívio na sua tarefa maternal, um descaso no seu papel de educadoras. 

Já estive sentada na entrada de um infantário durante o período em que as mães vão buscar os filhos e fiquei impressionada diante do que vi: o menino era pegado sem um beijo, sem uma palavra de carinho, sem braços à volta do seu corpinho sedento de amor, enfim, sem mimo. Pobre mãe! Vem tão cansada do trabalho, tão stressada com o que se passou no emprego onde presta serviço, que nem repara nos olhos do seu filho que lhe pedem atenção e afecto!

Deus criou-nos com um ventre para nele abrigarmos a semente que se transformará num homem, mas deu-nos muito perto desse ventre um coração que deve bater com o cuidado que é transmitido pelas conversas, pelos beijos e carinhos. Ser mãe não é apenas dar à luz - ser mãe é estar lá para eles. Talvez não seja mau que as mães façam um balanço do que é mais importante: os filhos ou as coisas que podemos ter através de um salário que, no final, nem resolve muita coisa?

Não sou contra o trabalho das mulheres. Nada disso! Sou contra o trabalho que impede as mulheres de cumprirem a tarefa mais bela para a qual Deus as criou – trazer ao mundo outras vidas, que O glorifiquem por aquilo que são.

Se foram obrigadas a tomar a decisão de trabalhar e entregar os filhos ao cuidado de terceiros, que tomem também a decisão de não se ausentarem completamente da tarefa de os ensinar,  educar e transmitir os valores fundamentais da vida humana e de uma sociedade saudável e de bem.

A Bíblia fala de um jovem chamado Timóteo, possuidor de uma fé genuína, que lhe foi transmitida pela avó e pela mãe. Há coisas que um infantário nunca poderá fazer, por mais técnica e melhores programas que possua. A fé é uma delas. Você, mãe, que é crente em Deus, que conhece Deus, que sabe e experimenta a presença de Deus na sua vida, não se esqueça que é fundamental que a sua fé seja transmitida pelo exemplo e pelo ensino ao pequenino ser que ama tanto e que lhe foi confiado apenas por algum tempo...(não esqueça que crescem muito depressa). E depois?

Apesar do cansaço e da luta diária, nunca deite o seu filho sem dizer-lhe o quanto  o ama e quanto Deus também o ama! Garanto-lhe que os resultados são estupendos!

Texto da autoria de Sarah Catarino retirado do programa de rádio Mulheres de Esperança (Projecto Ana) produzido pela Rádio Transmundial de Portugal.

Sem comentários: